Educação

Gustavo Mota | 17/01/2025 09:10

17/01/2025 09:10

3105 visualizações

Inscreva-se no Sisu 2025 e garanta sua chance de ingressar na universidade

As inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira (17) e vão até as 23h59 de 21 de janeiro

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começam nesta sexta-feira (17) e vão até as 23h59 de 21 de janeiro. Serão oferecidas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Para participar, é necessário ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota superior a zero na redação.

As inscrições devem ser feitas por meio do portal Acesso Único. Contudo, apenas realizar a inscrição não garante a vaga, sendo importante seguir algumas dicas para aumentar as chances de ser selecionado.

1. Entenda o funcionamento da seleção do Sisu

Durante o período de inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos de diferentes instituições. Rondônia é o único estado que não participará do Sisu, não oferecendo vagas para suas universidades por meio do sistema. Após a inscrição, os candidatos podem consultar suas posições no sistema, o que ajuda a avaliar as chances de ser aprovado. As opções de cursos podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias até o prazo final, que é 21 de janeiro, às 23h59.

2. Fique atento às notas de corte

As notas de corte, que representam a pontuação mínima exigida para cada curso, são atualizadas diariamente até o último dia das inscrições. Isso significa que a nota necessária para garantir uma vaga pode variar ao longo dos dias. O candidato deve acompanhar essas alterações para ajustar suas escolhas, caso necessário. Se um candidato não alcançar a nota de corte no dia, ele poderá ter uma nova chance caso algum candidato desistente deixe uma vaga disponível. Por outro lado, se o número de candidatos com nota mais alta aumentar, a nota de corte pode subir.

3. Faça alterações nas opções de curso se necessário

O candidato pode mudar suas escolhas de curso durante todo o período de inscrição. O coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, recomenda que, desde o início, o candidato defina suas duas opções principais de curso e acompanhe a sua posição para, caso necessário, mudar para uma alternativa mais viável. A atualização das colocações no sistema pode fornecer informações cruciais sobre a viabilidade de ser selecionado.

4. Verifique os pesos diferentes para as notas no Enem

Cada instituição e curso tem critérios específicos de avaliação das notas obtidas no Enem, com pesos diferentes para as áreas do conhecimento. Por exemplo, em um curso de direito, uma universidade pode dar mais peso para as notas de ciências da natureza, enquanto outra pode priorizar a área de linguagens. Assim, o candidato deve verificar qual instituição tem mais afinidade com as áreas nas quais ele obteve melhor desempenho.

5. Avalie a possibilidade de não preencher a segunda opção de curso

Embora a recomendação geral seja escolher duas opções de curso, existe a possibilidade de não preencher a segunda opção, caso o candidato esteja bem posicionado na primeira. Ao não escolher uma segunda opção, o candidato pode ser elegível para a lista de espera, caso não seja selecionado na primeira opção. No entanto, essa estratégia pode ser arriscada, pois depende da disponibilidade de vagas na lista de espera.

O período de inscrições vai até 21 de janeiro, e os candidatos devem aproveitar esse tempo para ajustar suas escolhas e aumentar as chances de ser aprovado nas vagas disponíveis.

Deixe seu comentário