O objetivo é garantir que os motoristas possam conduzir seus veículos em conformidade com as exigências legais.
O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) divulgou orientações para os proprietários de veículos que enfrentarem a perda de placas, detalhando os procedimentos necessários para regularizar a situação. O objetivo é garantir que os motoristas possam conduzir seus veículos em conformidade com as exigências legais.
De acordo com o órgão, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito de maneira prática e rápida pela internet, no site oficial da Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sc.gov.br).
Após a formalização da ocorrência, o proprietário ou seu representante legal deve procurar uma empresa credenciada ao Detran/SC para realizar a estampagem de uma nova placa. Durante o processo, será exigida a apresentação de um requerimento justificando o motivo da solicitação, além de uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) e do documento de identificação do solicitante.
O Detran/SC reforça ainda a importância de entregar eventuais placas perdidas encontradas em unidades do departamento ou em postos de atendimento da Segurança Pública, como delegacias e postos policiais. Essa prática contribui para evitar o uso indevido e a ocorrência de fraudes.
A orientação faz parte dos esforços do órgão para padronizar os procedimentos e oferecer mais segurança aos proprietários de veículos em todo o estado.