CAR-T Cell, que consiste em modificar geneticamente as células do paciente para combater o câncer
Yara Cristina Borchers dos Santos, de 19 anos, faleceu nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, após lutar contra um câncer no ovário. Moradora de Xanxerê, no Oeste catarinense, ela foi diagnosticada com a doença há cerca de sete meses. Após a remoção do tumor, o câncer se espalhou para outros órgãos, incluindo o intestino, complicando seu quadro de saúde.
A jovem, que trabalhava como técnica de enfermagem no Hospital Regional São Paulo em Xanxerê, buscava ajuda financeira para iniciar um tratamento inovador chamado CAR-T Cell, que consiste em modificar geneticamente as células do paciente para combater o câncer. Recentemente, a família de Yara recebeu a notícia de que havia sido concedida uma liminar para iniciar o tratamento, que envolvia o envio de suas células para a Holanda. No entanto, a jovem não teve tempo de iniciar o procedimento.
A tia de Yara, Sedenir Borchers Toriani, lamentou a perda e destacou a luta incansável da jovem. “Ela lutou com todas suas forças, tomou conta de todos os órgãos. Agora tinha saído a liminar da juíza para ela fazer o CAR-T Cell, todos felizes com essa notícia, mas não deu tempo”, disse Sedenir.
O velório de Yara será realizado a partir das 20 horas desta segunda-feira, na Funerária Central de Luto, em Xanxerê. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira, 4 de fevereiro, às 9 horas, também no município. A unidade de saúde onde a jovem trabalhava emitiu uma nota de pesar pela sua morte. Yara completaria 20 anos no próximo dia 28 de fevereiro.
(Fonte: Oeste Mais)