Educação

Lance Notícias | 04/02/2025 15:05

04/02/2025 15:05

40741 visualizações

Inscrições para o Fies 2025 começam nesta terça-feira (4)

Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 7 de fevereiro.

O Ministério da Educação (MEC) abre, à meia-noite desta terça-feira (4), as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025. Neste ano, serão oferecidas mais de 112 mil vagas, divididas entre o primeiro e o segundo semestres. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 7 de fevereiro.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010 e ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas, além de nota superior a zero na redação. Quem se inscreveu no Enem como “treineiro” não poderá participar.

O Fies Social, nova modalidade do programa, reservará 50% das vagas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para esses candidatos, o financiamento será integral, cobrindo até 100% dos custos do curso.

Processo de inscrição e seleção

A inscrição deve ser feita no Portal Acesso Único, utilizando a conta Gov.br. O candidato deve fornecer informações pessoais, escolher até três opções de curso e instituição e preencher dados financeiros da família. Após a confirmação, será gerado um comprovante com chave de segurança.

A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para quem ainda não concluiu o ensino superior e nunca utilizou o financiamento estudantil. O resultado da chamada única será divulgado em 18 de fevereiro, e os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.

Os não selecionados entrarão automaticamente na lista de espera, que será utilizada para preencher eventuais vagas remanescentes entre 25 de fevereiro e 9 de abril.

O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, e financia cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.