Saúde

Kaulan Nunes | 25/02/2025 14:06

25/02/2025 14:06

1 visualizações

Calor e chuvas elevam risco de acidentes com escorpiões

Para reduzir os riscos, especialistas recomendam evitar o acúmulo de entulho e lixo, pois podem atrair baratas que são o principal alimento dos escorpiões, além de vedar ralos, frestas em paredes e pisos para dificultar o acesso.

O aumento das temperaturas e a intensificação das chuvas criam um ambiente favorável para a proliferação de escorpiões, elevando o risco de acidentes com esses animais peçonhentos. Com maior atividade nesse período, eles podem invadir residências em busca de abrigo e alimento, tornando-se uma preocupação para a população.

Os escorpiões costumam se esconder em locais úmidos e escuros, como entulhos, frestas, ralos e pilhas de madeira. Entre as espécies mais perigosas está o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião-amarelo, cujo veneno pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos. Para reduzir os riscos, especialistas recomendam evitar o acúmulo de entulho e lixo, pois podem atrair baratas que são o principal alimento dos escorpiões , além de vedar ralos, frestas em paredes e pisos para dificultar o acesso. Manter quintais e terrenos limpos e afastar móveis das paredes também são medidas preventivas eficazes.

Caso ocorra uma picada, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. Se possível, recomenda-se capturar o animal com segurança para facilitar a identificação e o tratamento adequado. Mais informações sobre espécies e medidas de proteção podem ser encontradas na página do CIATox/SC.

Deixe seu comentário