Educação

Kaulan Nunes | 25/03/2025 17:10

25/03/2025 17:10

4657 visualizações

Professores da Educação Infantil de Xanxerê concluem formação com seminário regional do LEEI

Capacitação reforça práticas lúdicas e interativas para o desenvolvimento infantil

Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Xanxerê participaram do Seminário Regional LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), realizado na cidade de Abelardo Luz. O encontro marcou o encerramento da formação de 120 horas promovida pela AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani), com foco na qualificação dos profissionais da pré-escola da região.

O LEEI é um programa do Governo Federal voltado à melhoria da qualidade da educação infantil. A proposta oferece uma abordagem lúdica e eficaz para o desenvolvimento de crianças de 4 e 5 anos, por meio de uma metodologia que integra leitura, escrita e atividades interativas, com a participação das famílias. O objetivo central é estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e linguísticas na primeira infância.

Durante o evento, os participantes acompanharam uma palestra magna com o Doutor em Ciências Humanas e Mestre em Educação, Éliton Rufino. Intitulada “Musicar o Corpo para Aprender Mais”, a apresentação trouxe uma metodologia dinâmica com foco na participação ativa do público, oferecendo recursos reais e aplicáveis para transformar a prática pedagógica em sala de aula.

A secretária de Educação de Xanxerê, Vera Lúcia Corrêa, reforçou a importância do investimento na primeira infância. “A Educação Infantil marca o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nessa fase, elas aprendem a se comunicar, a resolver problemas, a trabalhar em equipe e a desenvolver competências que influenciarão a formação da personalidade e da autoestima da criança. E é por isso que a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, apoia e fez a adesão ao Programa Criança Alfabetizada – LEEI, para capacitar os profissionais da educação e oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos.”

Deixe seu comentário