Ação preventiva utilizou larvicida biológico em pontos com água parada no centro da cidade
Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Xanxerê realizou mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Equipes da Vigilância Epidemiológica aplicaram larvicida em dois pontos do leito do Rio Xanxerê, no centro da cidade, onde a água parada favorecia a proliferação do inseto.
Devido à falta de chuvas significativas nos últimos dias, a água acumulada no local representa um risco para o surgimento de criadouros. Foram utilizados 1 kg de larvicida biológico do tipo Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), que atua eliminando as larvas ao destruir seu sistema digestivo.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues, afirmou que o monitoramento seguirá nos pontos tratados, e, se necessário, haverá nova aplicação do produto mesmo antes do prazo previsto.
Desde o início do ano, o município vem intensificando as ações de enfrentamento às arboviroses, com medidas que incluem mutirões de limpeza, campanhas de conscientização, aplicação de inseticidas, distribuição de repelentes e atendimento aos casos sintomáticos.