Investimos cerca de R$ 200 mil por mês na contratação de especialistas, garantindo acesso local e com qualidade para a população”
A cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense, registra um salto expressivo na área da saúde pública. A oferta de Especialidades Médicas, ampliada pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde, já garante mais de quatro mil atendimentos por mês, realizados por 26 especialistas no Centro Integrado de Saúde (CIS).
A estratégia visa evitar que moradores precisem se deslocar para outros municípios em busca de atendimento especializado. O CIS, responsável pelos serviços, está prestes a ser transferido para uma nova estrutura no Bairro Tonial, que promete espaço moderno e acessível.
Entre as especialidades ofertadas estão cardiologia, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, entre outras. O local também oferece exames como ecocardiograma, nasofibroscopia e teste psicológico WISC, além de procedimentos como pequenas cirurgias, biópsias e inserção de DIU.
A secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destaca que a iniciativa foi necessária diante da alta demanda reprimida encontrada ao assumir a pasta há quatro anos. “Investimos cerca de R$ 200 mil por mês na contratação de especialistas, garantindo acesso local e com qualidade para a população”, afirmou.
Bruna Fiuza de Carvalho, coordenadora do CIS, afirma que a centralização dos serviços na nova sede fortalecerá ainda mais o atendimento e reduzirá filas de espera, otimizando a rede municipal de saúde