O projeto é realizado em parceria com a Unoesc, Receita Federal e Secretaria de Educação de Xanxerê
As Escolas Municipais de Educação Básica Janete Cassol e Nossa Senhora Aparecida estão participando da nova edição do projeto Gincana Fiscal e Cidadania, voltado aos alunos do 9º ano. A iniciativa é promovida por meio de uma parceria entre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc, a Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Educação de Xanxerê, e tem como foco desenvolver a consciência cidadã e fiscal dos estudantes ao longo do ano letivo, por meio de diversas provas temáticas.
A gincana tem como objetivo estimular a convivência social com base na compreensão da diversidade e liberdade de expressão, promover o entendimento sobre a importância do pagamento de tributos como instrumento de cidadania, desenvolver a consciência sobre o retorno tributário e o controle da gestão pública, além de incentivar a criatividade artística, o espírito de liderança e a motivação dos participantes.
A primeira prova do projeto consistiu na escolha dos nomes das equipes. A EMEB Nossa Senhora Aparecida optou por “FISCO TECH”, nome que simboliza a junção entre educação fiscal e tecnologia. “Fisco” remete ao conhecimento sobre tributos, cidadania fiscal e responsabilidade com os recursos públicos, enquanto “Tech” destaca a relevância das ferramentas digitais para o acesso à informação e à transparência.
Já a EMEB Janete Cassol escolheu o nome “FORÇA DA ALCATEIA”, reforçando a ideia de trabalho em equipe e união no desenvolvimento de ações de educação fiscal e cidadania.
A próxima tarefa da gincana, válida para ambas as escolas, será a criação de um mascote que represente a equipe. A entrega da atividade está marcada para o dia 23 de junho.