Comunidade

Gabriella Narcizo | 07/07/2025 15:42

07/07/2025 15:42

10574 visualizações

Livro sobre leitura na prisão escrito por professora de Xanxerê chega ao Papa Leão XIV no Vaticano

Obra escrita por Rossaly Chioquetta, que realiza atividades de leitura com presos, foi entregue pessoalmente ao Papa

O livro “Leitura e cárcere: (entre) linhas e grades, o leitor preso e a remição de pena”, da professora e pesquisadora Rossaly Beatriz Chioquetta, de Xanxerê (SC), foi entregue ao Papa Leão XIV no Vaticano. A entrega foi feita pessoalmente pelo arcebispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, durante uma audiência especial.

A obra é resultado do trabalho de doutorado de Rossaly pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mostra como a leitura pode contribuir para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, inclusive permitindo a redução de pena, como prevê a legislação brasileira.

Rossaly visita o Presídio Regional de Xanxerê uma vez por semana, onde realiza atividades de leitura com os detentos. Ela também atua como secretária da Pastoral Carcerária Regional, fortalecendo o contato humano e educativo com os internos.

Além do livro, o Papa também recebeu cartas escritas por detentos, reforçando a importância da escuta, da empatia e da valorização das vozes que muitas vezes são esquecidas pela sociedade.

Segundo Rossaly, a entrega do livro ao Papa representa uma conquista simbólica: “É a prova de que a leitura rompe grades, muros e chega a lugares onde menos se espera. Levar essas vozes ao Vaticano é um gesto de esperança.”

O gesto marca não só o reconhecimento do trabalho da professora, mas também o poder transformador da educação e da leitura no sistema prisional brasileiro.

– Crédito da imagem:  Vatican Media

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.