Município define estratégias para salvar vidas e agilizar respostas em situações de emergência
O município de Xanxerê avançou no processo de prevenção e atuação em casos de eventos climáticos extremos. Na manhã desta quinta-feira (31), a Administração Municipal, por meio da Defesa Civil, realizou uma audiência pública para a apresentação do Plano de Contingência (PLANCON).
O PLANCON é um documento que estabelece procedimentos e ações a serem tomadas em casos de emergências climáticas como inundações, vendavais, tornados e deslizamentos e visa a segurança e a proteção das pessoas. Além disso, objetiva mapear as áreas de risco do município e definir locais para abrigo e suporte dos prejudicados.
A iniciativa ainda visa a definição dos responsáveis pela aplicação do PLANCON em caso dos desastres, definindo os papéis de entidades como a Defesa Civil, a Prefeitura de Xanxerê, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Departamento Municipal de Trânsito.
O evento foi uma forma de fortalecer a integração entre o Poder Público, a comunidade e as Forças de Segurança, garantindo uma resposta eficaz em caso de eventos extremos. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, entre os anos de 2019 e 2024 foram registrados 13 desastres em Xanxerê, contabilizando uma média de três acontecimentos por ano
Como complemento, o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, destaca a relevância deste número e a necessidade da criação do plano de contingência. “A média mostra que, a cada quatro meses, nós temos um grande evento no município e isso reforça a necessidade da preparação do poder público para estas ocasiões.”
O Plano de Contingência será divulgado no site da Prefeitura de Xanxerê, permitindo o acesso da população ao mesmo e a compreensão sobre as devidas ações.