Rajadas de vento podem chegar a 70 km/h em áreas elevadas
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, nesta segunda-feira (18), um alerta sobre a formação de um ciclone extratropical entre o Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, que deve provocar condições meteorológicas adversas no Estado nesta semana. A região Oeste de Santa Catarina está incluída na área de alerta.
Segundo o comunicado, estão previstos ventos intensos, com rajadas em torno de 70 km/h, podendo atingir valores maiores em áreas elevadas. Além disso, temporais isolados podem ocorrer, principalmente na região Oeste, a partir da madrugada de quarta-feira (20).
A Defesa Civil aponta que há risco moderado a pontualmente alto de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Em razão dos ventos fortes, a população deve redobrar a atenção e, em caso de falta de energia, registrar o problema pelo aplicativo da DCELT ou pelo telefone 0800 049 0000.
O órgão reforça a importância de seguir as orientações e acompanhar as atualizações meteorológicas durante o período de alerta.