A entidade solicitou na manhã desta quinta-feira (11), à Administração Municipal de Xanxerê, um repasse anual de R$ 300 mil
O Centro de Inovação de Xanxerê, associação civil sem fins lucrativos fundada em abril de 2025 a partir da parceria entre a Prefeitura, a Unoesc e a Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), deu mais um passo para a sua consolidação. A entidade solicitou na manhã desta quinta-feira (11), à Administração Municipal de Xanxerê, um repasse anual de R$ 300 mil, com início já neste ano, destinado a fortalecer a infraestrutura e viabilizar a operação inicial do projeto.
O objetivo é ativar e consolidar o ecossistema local de inovação, criando condições para o desenvolvimento de novos negócios, a geração de empregos qualificados e a retenção de talentos no município. Segundo os idealizadores, o investimento público deve retornar em benefícios diretos e indiretos, como a criação e atração de empresas, o aumento da arrecadação municipal e o estímulo ao empreendedorismo.
O espaço físico do Centro de Inovação ficará no bloco F da Unoesc, cedido integralmente pela universidade, que também promoveu melhorias estruturais no espaço para adequação do local. A iniciativa se apoia no modelo de união entre academia, setor empresarial, governo e sociedade, considerado fundamental para o avanço da inovação regional.
O prefeito Oscar Martarello recebeu nesta quinta-feira, em seu gabinete, o presidente do Centro de Inovação de Xanxerê, Fábio Ambrósio, o vice-presidente do Centro de Inovação de Xanxerê, Romeu Meneguzzi, o vice-reitor da Unoesc Xanxerê, Genésio Teo, o presidente da ACIX, Elisio Bonan, o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Xanxerê, Osmarildo Paviani, e o primeiro secretário do Centro de Inovação de Xanxerê, Christian Garghetti.
Para a Prefeitura e entidades parceiras, a iniciativa é estratégica para garantir que jovens talentos encontrem em Xanxerê condições para permanecer e prosperar, reduzindo a evasão e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social do município.