Saúde

Gabriella Narcizo | 19/09/2025 14:21

19/09/2025 14:21

6015 visualizações

HRSP reforça segurança no cuidado de recém-nascidos e crianças

Ações do Núcleo de Segurança do Paciente marcam o Dia Mundial da Segurança do Paciente

No Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) reforçou as ações do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), destacando o compromisso contínuo com práticas assistenciais seguras e de qualidade. Em 2025, a data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve como tema “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança”, com o objetivo de fortalecer os cuidados pediátricos e neonatais, essenciais para a redução de mortes evitáveis e o alcance da cobertura universal de saúde.

No HRSP, a segurança do paciente é uma prioridade estratégica desde 2013, ano em que o NSP foi instituído no hospital, alinhado à criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, estabelecido pela Portaria GM/MS nº 529. As ações desenvolvidas pelo núcleo visam à prevenção de riscos, melhoria contínua dos processos e educação permanente dos profissionais da saúde.

Segundo a enfermeira Mayara da Silva, coordenadora do NSP, o plano de segurança é construído de forma multiprofissional, com foco na identificação de eventos adversos e na implementação de melhorias. “Nosso compromisso é desenvolver e implementar uma cultura de segurança. Atuamos de forma integrada na prevenção de riscos e qualificação do atendimento por meio da educação continuada e da notificação de eventos adversos”, destacou.

A gerente de Enfermagem do HRSP, Maryellen Cazeraghi, também enfatizou o papel essencial do núcleo na gestão da qualidade hospitalar. “O NSP fortalece a integração entre setores, organiza os processos de trabalho e assegura informações que impactam diretamente nos riscos ao paciente. É um instrumento indispensável para a promoção de um ambiente de confiança e segurança.”

A mobilização pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente no HRSP reafirma a importância do engajamento institucional na promoção de cuidados mais seguros, especialmente para o público infantil, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.