A ação, que terá continuidade neste sábado (27), também prevê a aplicação do inseticida nas escolas municipais e na Câmara de Vereadores
A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Saúde, segue firme no trabalho de prevenção e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta sexta-feira (26) foi realizada a aplicação de BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar) em todas as creches municipais.
A ação, que terá continuidade neste sábado (27), também prevê a aplicação do inseticida nas escolas municipais e na Câmara de Vereadores. O BRI é uma técnica reconhecida de controle vetorial que consiste na aplicação de um inseticida de ação residual em superfícies internas, principalmente paredes, com alcance de até 1,5 metro de altura. O produto permanece ativo entre quatro e seis meses, eliminando os mosquitos que pousam no local e criando uma barreira de proteção contra a proliferação do Aedes aegypti.
Além do efeito letal, a borrifação também pode ter ação repelente, reduzindo a presença dos mosquitos dentro dos ambientes. A aplicação prioriza os chamados Imóveis Especiais (IE), locais de grande circulação de pessoas durante o dia.
De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues, o trabalho é fundamental para ampliar a segurança sanitária da população, reduzindo os riscos de transmissão das arboviroses no município.