Nova estação começa nesta segunda (22) com aumento da temperatura, mais chuva e chance de temporais severos
A primavera em Santa Catarina, que inicia oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), deve ser marcada por contrastes climáticos: aumento da temperatura, retorno de chuvas frequentes e risco maior de temporais, incluindo a possibilidade de tornados e microexplosões no Extremo Oeste e nas planícies próximas a Chapecó, segundo a Defesa Civil estadual e o meteorologista Piter Scheuer.
O 232º Fórum Climático Catarinense apontou que o resfriamento do Oceano Pacífico em outubro e novembro pode reduzir o volume de chuva, especialmente no Grande Oeste, ficando abaixo da média. No Litoral Norte, também há expectativa de precipitações menores que o esperado.
Mesmo com tardes mais quentes e manhãs amenas, Scheuer alerta que a estação pode registrar episódios de frio fora de época. Já em novembro, devem ocorrer pancadas de chuva mal distribuídas e trovoadas típicas de verão.
Com a previsão de instabilidade, a Defesa Civil orienta atenção redobrada em áreas vulneráveis a ventos fortes, granizo e enxurradas.
Com informações do ND Mais. Créditos: ND+.