Saúde

Gabriella Narcizo | 07/10/2025 14:26

07/10/2025 14:26

2620 visualizações

Técnica chinesa ajuda pacientes do Saúde no Lar de Xanxerê a sentir menos dor e ansiedade

Auriculoterapia é aplicada em atendimentos domiciliares

A Secretaria de Saúde de Xanxerê vem utilizando a auriculoterapia como uma importante aliada na melhoria da qualidade de vida dos pacientes acompanhados pelo Programa Saúde no Lar. A técnica, que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, consiste na estimulação de pontos específicos da orelha para tratar diversas condições físicas, mentais e emocionais – como dores crônicas, ansiedade, insônia, depressão, vícios e problemas digestivos.

No município, a prática vem sendo aplicada pela enfermeira Júlia Wolff Morgenstern, integrante do Programa Saúde no Lar, que tem como coordenadora a enfermeira Luana Agnoletto Reis. A técnica tem apresentado resultados positivos, especialmente entre pacientes em tratamento oncológico, como é o caso de Janete Aparecida dos Santos, que realiza tratamento para câncer de pulmão e relata melhora significativa após as sessões de auriculoterapia.

“Vim fazer este procedimento e foi muito bom, pois consegui relaxar. Tinha muitas dores pelo corpo, principalmente nas pernas e nos ombros, e elas reduziram de forma significativa. Também diminuiu bastante a tosse que eu tinha. Conjugado com o tratamento e a auriculoterapia, para mim está sendo muito bom”, conta Janete.

Segundo a enfermeira Júlia, o acompanhamento é feito de forma individualizada, com avaliação clínica e aplicação de sementes em pontos específicos da orelha que correspondem a diferentes órgãos e funções do corpo. “No caso da dona Janete, ela é acompanhada pela oncologia de Chapecó e também pelo Programa Saúde no Lar. Através da auriculoterapia, conseguimos aliviar os sintomas de dor e até mesmo a tosse. Utilizamos pequenas sementes em pontos determinados, que ajudam no alívio e promovem o equilíbrio e o bem-estar do paciente”, explica.

Criado em 2021, o Saúde no Lar é um programa que visa oferecer um atendimento mais humanizado, com visitas domiciliares a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção, que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde e se enquadram nos critérios do serviço. A equipe realiza atendimentos em todo o município, assegurando cuidado contínuo e de qualidade.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.