Modelo estadual amplia carga horária, inclui projetos integradores e reforça o protagonismo dos estudantes na aprendizagem
O Ensino Médio em Xanxerê e em todo o estado de Santa Catarina passará a contar com uma nova organização curricular que totaliza 3.000 horas ao longo dos três anos. Desse total, 2.400 horas serão dedicadas à Formação Geral Básica, 480 horas às Áreas do Conhecimento e 120 horas às Atividades Integradoras. A proposta também prevê um dia da semana em que os alunos permanecerão o dia todo na escola, em uma jornada integral voltada ao aprofundamento dos estudos e ao desenvolvimento de projetos.
Os itinerários formativos contemplarão quatro áreas principais: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Matemática e suas Tecnologias. Esses itinerários serão trabalhados de forma integrada, com ênfase na aplicação prática dos conhecimentos.
A nova proposta pedagógica tem como base os Projetos Integradores, que abordam temas contemporâneos e incentivam o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Entre os componentes curriculares estão Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, Estudos de Projetos Culturais, Educação Financeira e Fiscal, Cultura e Linguagens do Movimento, Educação Empreendedora e Educação Digital.
Para viabilizar a jornada integral, foram realizadas reuniões com diretores escolares, secretários municipais e a comunidade escolar, considerando questões como transporte e alimentação. As escolas de Xanxerê, assim como as demais do estado, estão se organizando para oferecer uma rotina equilibrada, que inclua atividades curriculares, momentos de convivência, recreio e almoço, priorizando o bem-estar e a aprendizagem dos estudantes.