Município já soma 520 registros da doença em 2025
A Secretaria de Saúde de Xanxerê, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta sexta-feira (07) mais quatro casos positivos de Chikungunya contraídos no município. Desde o início de 2025, o município já contabiliza 520 casos de Chikungunya.
Os pacientes são duas mulheres de 24 e 28 anos, e dois homens de 15 e 34 anos. A mulher de 24 anos é moradora do bairro Aparecida, e a de 28 anos do bairro Tacca. Já o adolescente de 15 anos reside na Linha Faxinal do Irani e o homem de 34 anos no bairro Frederico Ferronatto.
A equipe do Programa de Prevenção e Controle das Arboviroses já tomou todas as medidas cabíveis para a devida situação, busca ativa e identificação de outros casos com sintomas semelhantes.
Os Agentes de Endemias já estão fazendo a investigação ambiental e irão inspecionar os imóveis próximos ao local onde os pacientes residem e trabalhar para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, realizando tratamento com larvicida nos depósitos onde não é possível eliminar a água.
Além disso, estão orientando a população sobre a importância do controle de vetor e as medidas que podem ser tomadas para prevenir a proliferação dos mosquitos.