Xanxerê

Elisa Tonini | 02/12/2025 16:14

02/12/2025 16:14

2911 visualizações

Projeto “Adote um Rio”, apoiado pelo Lions Clube Xanxerê, fica em 5º lugar no Prêmio Escola Cidadã

Iniciativa da Escola São Caetano, na Linha Cambuizal, foi destaque entre 63 projetos de quatro estados brasileiros

O projeto “Adote um Rio: Água, vida de todos — cuidar para não faltar”, desenvolvido pela Escola de Educação Básica São Caetano, da comunidade de Linha Cambuizal, em Xanxerê, conquistou o 5º lugar no Prêmio Escola Cidadã, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese, mantenedora da Aurora Coop. A premiação ocorreu em 12 de novembro de 2025, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, e reuniu 63 projetos de escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

A iniciativa, que conta com o apoio do Lions Clube Xanxerê, da Cidasc (por meio do Programa Sanitarista Júnior), da Epagri e da própria Escola São Caetano, teve início em 2022 e tem como foco a preservação de nascentes e a promoção da educação ambiental. Entre as principais ações realizadas estão a proteção de nascentes, reposição florestal, recuperação da mata ciliar, incentivo à fauna nativa — com destaque para a criação de abelhas sem ferrão — e o cultivo de uma horta ecológica para consumo e comercialização de hortaliças.

O projeto também trabalha o manejo e a conservação do solo, com atividades como dias de campo em que são apresentadas técnicas de cobertura do solo e a importância da palhada na preservação dos recursos hídricos. O objetivo é garantir água de qualidade para o consumo humano e animal e, ao mesmo tempo, fortalecer a consciência ambiental e a sustentabilidade nas comunidades envolvidas.

No dia 13 de novembro, a aluna Emanuele Betoni Pinto apresentou o projeto “Adote um Rio” aos integrantes do Lions Clube Xanxerê. Ela foi escolhida entre os estudantes participantes para representar a Escola São Caetano em diversas etapas de apresentação da iniciativa. Em 2 de julho de 2025, o projeto foi exposto durante a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Xanxerê, classificando-se para a fase estadual.

Em outubro, Emanuele e a professora Angélica Soligo Cassol estiveram em Florianópolis representando a região Oeste de Santa Catarina na etapa estadual da conferência. Embora o projeto não tenha avançado à fase nacional em Brasília, a estudante destaca que a trajetória foi marcante: segundo ela, foram 400 escolas participantes e 21 delegados escolhidos, e o fato de o projeto alcançar o 5º lugar no Prêmio Escola Cidadã demonstra a relevância do trabalho desenvolvido.

Além das ações em campo, a Escola São Caetano também promove concursos de desenho e redação sobre meio ambiente, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio. Os estudantes são incentivados a retratar a realidade em que vivem e a refletir sobre o impacto do projeto “Adote um Rio” na comunidade.

Para o companheiro Volmir Frandoloso, coordenador da Comissão do Meio Ambiente do Lions Clube Xanxerê, o projeto vai além da preservação ambiental. Ele ressalta que as ações ajudam a desenvolver nos alunos senso de responsabilidade, criatividade, liderança e capacidade de trabalho em equipe, formando cidadãos éticos, solidários e preparados para tomar decisões conscientes e contribuir para a construção de um mundo melhor.

 

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.