Encontro reúne Programa 60 Mais, Ministério Público e entidades para padronizar ações de proteção
A Prefeitura de Xanxerê, através do Programa 60 Mais, em parceria com o Ministério Público, realizou uma importante reunião na manhã desta quarta-feira (10) para divulgação do Protocolo para Atendimento da Pessoa Idosa Vítima de Violência.
O encontro reuniu diversas entidades, órgãos governamentais e serviços públicos e privados na Câmara de Vereadores.
O objetivo central foi padronizar o atendimento a pessoas idosas vítimas de agressões, oferecendo orientações claras aos profissionais sobre a melhor forma de conduzir essas situações delicadas.
De acordo com a Promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Ana Cristina Boni, um dos principais pontos discutidos no evento foi a observação e o reforço dos fluxos de atendimento já estabelecidos. A iniciativa busca não apenas orientar, mas também capacitar os profissionais que têm contato direto com pessoas idosas em situações de vulnerabilidade, garantindo a adoção das melhores medidas e o cumprimento integral do protocolo.
Além disso, foi destacado na reunião a relevância do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (PISC). Este material é fundamental para a coleta de dados nos municípios catarinenses, auxiliando na quantificação dos casos de violência e na oferta de qualificações contínuas aos servidores.