Instituição de saúde é a segunda do Estado a conquistar a habilitação federal
Foi oficializada nesta nesta sexta-feira (19), pelo Diário Oficial da União uma nova conquista para o Hospital Regional São Paulo (HRSP) e a saúde catarinense. O Governo Federal, via Ministério da Saúde, habilitou o hospital de Xanxerê como Centro de Referência Federal em Alta Complexidade Cardiovascular. A conquista foi formalizada pela Portaria GM/MS nº 9.515, de 18 de dezembro de 2025. Anteriormente, a habilitação como Centro de Referência, era somente em nível de Estado.
Com a nova portaria, o HRSP passa de Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para Centro de Referência Nacional (o reconhecimento federal, até então, era de somente uma instituição de Santa Catarina, na grande Florianópolis). Para a Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo, Irmã Neusa Lúcio Luiz, a habilitação do Ministério da Saúde reafirma a qualidade técnica, assistencial e estrutural do HRSP, consolidando décadas de investimentos em tecnologia, qualificação profissional e cuidado humanizado.”
Mais de 98% pacientes atendidos pelo HRSP, são via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em procedimentos de alta complexidade em cardiologia para a população do Grande Oeste catarinense. Conforme Ir. Neusa Lúcio Luiz, a publicação desta portaria representa o reconhecimento de um trabalho construído ao longo dos anos. “Essa habilitação federal é uma conquista muito significativa. Ela demonstra que o Hospital Regional São Paulo tem sua importância reconhecida tanto na esfera estadual quanto na federal. É o resultado do esforço coletivo de profissionais comprometidos com a vida, com a qualidade da assistência e com a missão de cuidar das pessoas com dignidade e excelência”, destacou.
O Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, ressalta o impacto da habilitação para a população. “Ser reconhecido como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular pelo Ministério da Saúde reforça o papel estratégico do hospital. Este é um avanço que fortalece nossa responsabilidade, amplia a visibilidade do trabalho que já realizamos e confirma que estamos no caminho certo ao investir em estrutura, pessoas e protocolos assistenciais”, afirma Lunkes.
A Portaria GM/MS nº 9.515 assegura a manutenção dos recursos destinados às ações e serviços de média e alta complexidade do HRSP, garantindo a continuidade e a qualificação do atendimento prestado à população. “Com a habilitação, procedimentos que até então eram custeados pelo governo do Estado, poderão ser custeados pelo Ministério da Saúde. Uma conquista que reafirma a missão do nosso hospital como referência em saúde, fortalecendo o cuidado cardiovascular e ampliando a segurança, o acesso e a qualidade da assistência aos pacientes de Xanxerê e de toda a região,” finaliza o Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.