As temperaturas máximas devem variar entre 34°C e 38°C, com maior intensidade no Litoral
O Natal em Santa Catarina será marcado por temperaturas elevadas, noites abafadas e atenção redobrada para a ocorrência de temporais em todas as regiões do estado. De acordo com a previsão meteorológica, o tempo deve permanecer firme durante a manhã, mas áreas de instabilidade tendem a se formar rapidamente entre a tarde e a noite.
As temperaturas máximas devem variar entre 34°C e 38°C, com maior intensidade no Litoral, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O calor intenso favorece a formação de nuvens carregadas, aumentando o risco de chuvas fortes em curto espaço de tempo.
No Oeste catarinense, incluindo o município de Xanxerê, o cenário será semelhante. A véspera e o dia de Natal devem registrar calor intenso, com máximas próximas ou acima dos 35°C, além de sensação térmica elevada. Entre a tarde e a noite, há condição para temporais isolados, acompanhados de chuva intensa em curto período, raios e rajadas de vento, o que pode provocar transtornos pontuais.
Conforme os alertas meteorológicos, há risco moderado a alto para a ocorrência de alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica, provocados por chuvas intensas, descargas elétricas e rajadas de vento.
A orientação dos órgãos oficiais é para que a população acompanhe os avisos da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, mantenha-se bem hidratada e evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Durante os temporais, a recomendação é buscar abrigo em local seguro e evitar áreas abertas ou próximas à rede elétrica.
As autoridades reforçam a importância da prevenção para garantir um Natal mais seguro diante das condições climáticas adversas previstas para o estado, especialmente em municípios do Oeste, como Xanxerê, onde o calor combinado à instabilidade aumenta o risco de temporais típicos do verão.