Plantio de milhares de mudas avança dentro do cronograma e transforma o Parque Rovilho Bortoluzzi em um ambiente acolhedor para o público da feira
Os trabalhos de arte e paisagismo da ExpoFemi 2026 seguem em ritmo acelerado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. A pouco mais de um mês do início da feira, as equipes já concluíram grande parte do plantio e agora atuam na manutenção e acompanhamento do desenvolvimento das mudas espalhadas por todo o parque.
De acordo com o presidente da Comissão de Arte e Paisagismo, Ademar Biazuz, o cronograma está sendo cumprido conforme o planejado.
“Os trabalhos seguem bem. Tudo está dentro do prazo e se encaminhando para deixar a feira linda como sempre”, afirma.
Ao todo, foram plantadas cerca de 35 mil mudas entre flores e milho, além de aproximadamente 10 mil mudas de folhagens. Neste momento, as equipes estão concentradas nos cuidados diários para garantir o crescimento saudável das plantas até o início do evento.
“As equipes estão a todo vapor, fazendo a manutenção e acompanhando o crescimento e o desenvolvimento das mudas”, explica Biazuz.
O paisagismo foi distribuído por praticamente toda a área do parque, incluindo canteiros, calçadas, vasos decorativos e espaços temáticos. Um dos destaques é o labirinto, que passou por um novo plantio.
“O labirinto foi refeito. Na edição passada já tinha sido feito o plantio, mas as mudas não resistiram. Então ele foi reformado e plantado novamente nesta edição”, detalha.
Outro espaço que receberá atenção especial nos próximos dias é o bosque, que terá uma etapa final de paisagismo realizada próximo à abertura da feira.
“O bosque vai receber o paisagismo agora nos últimos dias, cerca de 15 dias antes da feira. Vamos levar plantas em vasos para compor o espaço e também tivemos plantio direto naquela área”, conta.
Além disso, houve plantio nas calçadas internas do parque, reforçando a proposta de criar um ambiente acolhedor e visualmente impactante para o público que vai circular pela ExpoFemi.