A atividade teve como objetivo apresentar a diversidade de profissões e incentivar a construção dos “Projetos de Vida
Policiais civis das 16ª Delegacia Regional de Polícia da Fronteira de Xanxerê realizaram, na manhã e tarde desta terça feira (24), palestra no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) De Olho no Futuro, instituição que atende adolescentes de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e risco de violação de direitos, incluindo jovens em acolhimento institucional.
A atividade teve como objetivo apresentar a diversidade de profissões e incentivar a construção dos “Projetos de Vida”, reforçando a importância do planejamento para o futuro. Durante os períodos matutino e vespertino, as policiais compartilharam suas trajetórias profissionais, destacando desafios e conquistas ao longo da carreira.
Além disso, foram abordados temas relevantes como bullying, violência doméstica e o combate ao uso de drogas, promovendo reflexão e conscientização entre os participantes.
O Delegado Regional de Polícia da Fronteira de Xanxerê, Dr. Vinícius Buratto Iunes, destacou a relevância de iniciativas como essa que geram a aproximação da Polícia Civil com a comunidade, especialmente com os jovens, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Tais ações contribuem não apenas para a prevenção da criminalidade, mas também para o fortalecimento da cidadania, ao oferecer orientação, exemplos positivos e perspectivas de futuro. Investir na conscientização e no desenvolvimento dos adolescentes é investir diretamente na segurança pública e na transformação social.
A ação reforça o compromisso da Polícia Civil com a prevenção, a orientação e o fortalecimento de vínculos com a comunidade.