“A saudade é uma prova que valeu o que passou.”
(trecho da música 100% você – Fernando e Sorocaba)
Eu acrescento que saudade vai muito além disso. Inicialmente, ela parece um sentimento NEGATIVO, pois aparece em momentos de ISOLAMENTO ou de VAZIO. Porém ela nos remete à boas lembranças, bons momentos, boas amizades e bons lugares.
Sentir saudade – principalmente nessa fase que estamos vivendo – é positivo e deve ser encarado com naturalidade. É sinal de que vivemos momentos felizes.
Pesquisadores apontam que a saudade traz conforto e significado para as nossas vidas.
Da mesma forma, esse sentimento nostálgico reforça a impressão de que estamos conectados com pessoas, confirmando nossa identidade por meio do pertencimento a um grupo social.
Assim como tudo em excesso faz mal, a saudade em excesso também é muito prejudicial. Ela nos prende ao passado e não nos permite ver o presente e as oportunidades que ele nos oferece.
Os momentos vividos não podem ser revividos. Parafraseado Samael Aun Weor: o passado é algo morto, algo que não tem mais vida. Por mais fantástico, incrível e feliz que foi, o momento se finda no próprio momento e assim, a vida segue e com ela novas oportunidades e novos momentos que depois serão lembranças.
Nessa semana muitas pessoas responderam uma caixa de perguntas no meu perfil do instagram @psic.fabianepadova. A pergunta era: do que você mais sente falta hoje?
As respostas foram diversas, dentre elas destaque para as festas, os amigos, os abraços, as comemorações, os familiares e as conversas. É nítido perceber, que todos esses momentos estão relacionados com pessoas, afinal, são as pessoas que colorem a nossa vida.
Nós precisamos olhar para os sentimentos negativos, como a saudade, de forma funcional. Eles são importantes e tem uma função na vida de cada um. Agora sabemos que a saudade é o sentimento que confirma que vivemos bons momentos. Aceite-a.
Qual é a sua saudade hoje?