Com a chegada da estação mais fria do ano, muita gente acaba esquecendo de dar uma atenção especial para os pés. E eles precisam de cuidados importantes para evitar ressecamentos e também rachaduras. A equipe do Lance Notícias, conversou a podóloga de Xanxerê, Mirian da Silva, que deu dicas necessárias para cuidar bem deles. O […]
Com a chegada da estação mais fria do ano, muita gente acaba esquecendo de dar uma atenção especial para os pés. E eles precisam de cuidados importantes para evitar ressecamentos e também rachaduras. A equipe do Lance Notícias, conversou a podóloga de Xanxerê, Mirian da Silva, que deu dicas necessárias para cuidar bem deles.
O uso constante de calçados fechados proporciona o surgimento de micoses, fungos, joanetes, unhas encravadas e calos. É fundamental usar calçados que não sejam apertados.
Calçados macios e de formato que não apertem os pés são a melhor opção para evitar essas patologias e também as chamadas joanetes. Vale ressaltar, o cuidado com as meias. De preferência para as de algodão, e de tamanho maior que o seu pé. Devido a temperatura aquecida e úmida dentro dos calçados, os pés transpiram mais. A falta da ventilação necessária, provoca o surgimento de fungos.
Também, secar bem os pés, principalmente no meio dos dedos, onde por causa da umidade, gera também Pé de Atleta ou, mais conhecido como frieiras. Odores indesejados e coceiras causam na pele irritação, podendo levar até a fissuras com sangramento. Nesse caso, o uso de produtos bactericidas deverá ser indicado por um profissional que indicará o que é melhor para cada patologia em específico.
O uso da água mais aquecida para o banho, faz com que haja um ressecamento. As temidas fissuras do calcâneo e descamações em alguns pontos são mais visíveis nessa época. A esfoliação e a hidratação são essenciais para eliminarmos as células mortas dos pés. Com o tratamento certo, obteremos uma melhora das regiões afetadas.
Para uma hidratação diária, recomenda-se o uso de produtos à base de: – Manteiga de Karite; – Óleo de côco e de amêndoas; – Bepantol (esse em específico na região das cutículas e das unhas, o qual além de hidratar, irá fortalecer as lâminas).
Vale ressaltar que o consumo devido de água e boa alimentação também são essenciais para a saúde dos pés.