Claudio e Adriana Brunetto são conhecidos em Xanxerê pela produção de queijo. A especialidade é o colonial, todo furadinho, com sabor marcante. A produção começou há cerca de dez anos. Inicialmente, eles contavam com as próprias vacas que fornecia todo leite necessário, mas com o tempo acabaram optando por apenas produzir queijo. Hoje, o leite […]
Claudio e Adriana Brunetto são conhecidos em Xanxerê pela produção de queijo. A especialidade é o colonial, todo furadinho, com sabor marcante.
A produção começou há cerca de dez anos. Inicialmente, eles contavam com as próprias vacas que fornecia todo leite necessário, mas com o tempo acabaram optando por apenas produzir queijo.
Hoje, o leite utilizado para a produção é adquirido com os próprios vizinhos, na Linha Costa do Irani. Assim, a família Brunetto acaba ajudando eles na compra do leite e eles ajudam fornecendo leite de qualidade.
– Começamos com a feira livre. Tínhamos poucas vacas, começamos fazendo algumas peças e não paramos mais. No início tínhamos as nossas vacas, mas como fomos aumentando a produção, então o leite já não era suficiente. Acabamos optando por comprar o leite e focar só na produção do queijo – explica Claudio.
Hoje, a família utiliza cerca de 1.500 litros de leite em cada dia de produção, são quatro por semana, e isso resulta em cerca de 200 peças de queijo o que dá cerca de 3200 peças por mês.
– O nosso queijo sai daqui, do interior de Xanxerê, e abastece praticamente todos os mercados da cidade, de Faxinal dos Guedes e também a feira – detalha.
Questionado quanto a receita, Claudio não conta muito, mas diz que é ele mesmo quem faz.
– Varia com o gosto da pessoa. Tem quem goste mais amanteigado outros mais furado, com mais sal, menos sal. Mas, o nosso é o furadinho mesmo – finaliza.