Sequestrar a conta de WhatsApp virou moda. Criminosos desenvolveram diversas ações para clonar as contas do aplicativo de conversas. Algumas delas nem ao menos precisam usar qualquer ciberataque. Basta uma ligação e um bom papo para conseguir o objetivo. O principal interesse do criminoso no WhatsApp é o alcance da plataforma. Afinal, mais de 110 milhões de brasileiros usam […]
Sequestrar a conta de WhatsApp virou moda. Criminosos desenvolveram diversas ações para clonar as contas do aplicativo de conversas. Algumas delas nem ao menos precisam usar qualquer ciberataque. Basta uma ligação e um bom papo para conseguir o objetivo.
O principal interesse do criminoso no WhatsApp é o alcance da plataforma. Afinal, mais de 110 milhões de brasileiros usam o aplicativo, um alcance superior a 50% da população do país, com isso quando disseminam uma campanha maliciosa na plataforma, os resultados são muito positivos devido à popularidade.
Uma característica desse golpe é que os bandidos fazem a lição de casa. Para isso, acessam perfis abertos de Instagram e Facebook, anúncios em sites de compra e venda ou até mesmo o Linkedin de possíveis vítimas.
O objetivo dos criminosos segue o mesmo, pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima. Para isso, os golpistas convencem o usuário a informar por telefone o código de seis números enviado pelo WhatsApp por mensagem SMS, necessário para concluir a autenticação da conta em outro celular. É importante ficar atento e saber também que pode contar com a Polícia Civil.
Fique atento às orientações sobre como proceder em caso de clonagem da conta e também como evitar a ação dos golpistas.
O que fazer caso a sua conta seja clonada?
– Registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Civil;
– Comunique seus contatos, familiares e amigos;
– Caso alguma pessoa tenha feito transferência, comunique a instituição bancária;
– Envie e-mail para support@whatsapp.com solicitando a desativação da conta;
– Recupere o WhatsApp e faça a autenticação em dois fatores.
Como evitar?
– Cuidado! Na maioria das vezes, o golpe ocorre após anúncios em plataformas online de compra e venda ou em redes sociais;
– Não repasse para terceiros códigos enviados por mensagem;
– Fique atento com dados conflitantes nas mensagens recebidas;
– Habilite a verificação em duas etapas ajustes-conta.
Denuncie 181
WhatsApp (48) 98844-0011