Para os amantes de uma boa literatura, o Coletivo Impresso Marginal compartilha e produz um projeto de literatura marginal e outras artes similares. O Coletivo teve seu primeiro manifesto lançado em setembro do ano de 2016. Em Xanxerê o Impresso foi germinado em 2017, por um conjunto de amigos – Mauro Fusinatto, Alan Cassol e […]
Para os amantes de uma boa literatura, o Coletivo Impresso Marginal compartilha e produz um projeto de literatura marginal e outras artes similares.
O Coletivo teve seu primeiro manifesto lançado em setembro do ano de 2016. Em Xanxerê o Impresso foi germinado em 2017, por um conjunto de amigos – Mauro Fusinatto, Alan Cassol e Murilo Salino, que sentiram a necessidade de um espaço em que pudessem difundir e integrar a literatura marginal, incluindo os próprios escrito.
A equipe de jornalismo do Lance Notícias conversou com a produtora cultural e uma das escritoras do Coletivo, Eloisa Almeida que nos contou mais sobre o que é o Impresso Marginal.
– A literatura marginal ou literatura do cotidiano (como gosto de chamar) é uma produção literária que circula fora do circuito comercial (principalmente no formato de zines ou fanzines) e procura não se restringir a tendências ou culturas dominantes – explica, Eloisa.
Zines
Zines, são formatos de produção e divulgação desses escritos, pequenos livretos – geralmente produzidos manualmente pelo coletivo.
Neste sentido, atualmente seguimos com a produção da 13ª edição de zines, que são distribuídos de forma gratuita em espaços públicos, eventos culturais e similares, bem como disponibilizados no formato digital pelo site https://impressomarginal.wixsite.com/impressomarginal
O Coletivo acredita que em tempos confusos e desanimadores, a contribuição através da arte sirva de alicerce político e crítico para aqueles que se encontram no descontentamento da realidade imposta.
– Ou seja, acreditamos na literatura que existe e é expressada pelo escritor a partir da sua experiência e realidade percebida, onde a escrita tem a possibilidade de fugir dos padrões gramaticais e aproximar o real escritor/leitor – diz Eloisa.
Atualmente, o Impresso Marginal conta com 15 colaboradores, e diante da crescente demanda, procuramos dar espaço pra qualquer artista que queira contribuir com um zine, seja com uma publicação enquanto convidado, ou membro ativo, o qual participa das articulações do coletivo.
Quem tiver interesse em participar do Impresso e fazer parte do ato de resistência pode entrar em contato pela página do instagram, @impressomarginal ou WhatsApp da produtora cultural do Coletivo, Eloisa Almeida (49) 9 9933-2709.