Deu entrada na Câmara de Vereadores o Projeto de Decreto nº 2/2022 de autoria do Vereador Sidinei Mesnerovicz que concede título de cidadão xanxerense ao Sr. Antônio Wandir Barbosa. Após passar pelas comissões, será posto em votação. Ele nasceu em Espumoso (RS), no dia 25 de setembro de 1942, filho de Agenor Barbosa e Edith […]
Deu entrada na Câmara de Vereadores o Projeto de Decreto nº 2/2022 de autoria do Vereador Sidinei Mesnerovicz que concede título de cidadão xanxerense ao Sr. Antônio Wandir Barbosa. Após passar pelas comissões, será posto em votação.
Ele nasceu em Espumoso (RS), no dia 25 de setembro de 1942, filho de Agenor Barbosa e Edith Borba de Oliveira Mello. Passou a infância e estudou o primário na localidade de Arroio dos Portes, atualmente município de Nicolau Vergueiro (RS), onde sua mãe era professora. Em 1952, veio com sua família morar em Abelardo Luz, trabalhando como agricultor. Quando tinha 16 anos a família mudou-se para Clevelandia (PR), onde começou a trabalhar na firma Prata Martins Material de Construções. Ingressou no ginásio no colégio Irmãs Salvatorianas. Em 1963, mudou-se para Curitiba (PR), onde entrou para o colégio Estadual do Paraná, no curso científico (departamento de ciências biológicas). Em 1965, começou a trabalhar na COPEL como auxiliar de técnico.
Em 1967, foi aprovado na Universidade Federal do Paraná, no curso de Medicina, logo após se demite do emprego e se transfere para a Faculdade Federal do Amazonas (AM). Enquanto estuda, trabalha como professor de Biologia e Química Orgânica no Instituto de Educação do Amazonas.
Em 18 de outubro de 1969 se casa na cidade de Manaus (AM). Teve quatro filhas, Marcia, Ariadne, Lana Cristina e Raquel. Em 15 de dezembro de 1972 conclui o curso de Medicina e volta para a cidade de Clevelandia (PR), onde exerceu a profissão de médico até 31 de agosto do mesmo ano. Posteriormente exerceu sua profissão nas cidades de União da Vitória (PR), Galvão (SC) e Chapecó (SC). Em 28 de junho de 1978, após conclusão da Especialização em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná, mudou-se para Xanxerê, onde até hoje exerce a profissão de médico. Trabalhou no Hospital Regional de Xanxerê por mais de 20 anos. Nesse mesmo ano de 1978, também trabalhou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, até a extinção desse serviço, na referida entidade. Em 1979 assumiu a presidência da APP do Colégio Presidente Artur da Costa e Silva.
Vida política
Em 1982, contribuiu para incrementar a fundação do Partido Democrático Brasileiro (PDT), cuja comissão provisória já estava constituída e concorreu, no pleito daquele ano, como candidato a prefeito. No mesmo ano foi eleito presidente do partido para o biênio de 82/83.
Nas eleições municipais de 1988 elegeu-se para vereador, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 397 votos, integrando a nona legislatura do município (1989/1992). Na eleição subsequente 15 de novembro de 1992, foi reeleito vereador, pelo mesmo partido com 347 votos, para a décima legislatura (1993/1996), sendo que durante o seu mandato foi eleito Presidente do Legislativo Municipal, com duração de dois anos. Ainda no período de 10 a 20 de julho de 1993, assumiu a prefeitura, na ausência do prefeito Júlio Cesar Bodanese.
Em 1994, juntamente com os membros dissidentes do PDT e outros parceiros funda o PSD – Partido Socialista Democrático, pelo qual concorreu às eleições de 1996 como candidato a vereador, numa coligação com PMDB, PDT, PSDB e PV, ocasião em que obteve 510 votos, porém, ficando na condição de primeiro suplente da coligação. No ano de 2000, ingressa no PMDB e concorre novamente uma cadeira no legislativo quando se elegeu com a quantidade de 437 votos, e integra a atual legislatura (2001/2004). No ano de 2001, desliga-se do PMDB, ficando provisoriamente sem partido, voltando posteriormente as suas origens, filiando-se novamente ao PDT, onde encontra-se até os dias de hoje.