A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da regional de Concórdia, confirmou na segunda-feira (27), que o município foi atingido por um tornado de intensidade fraca, conforme a reportagem da emissora informou. De acordo com o órgão, o fenômeno atingiu o município na última quarta-feira, dia 22, após às 22 horas. De acordo com […]
A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da regional de Concórdia, confirmou na segunda-feira (27), que o município foi atingido por um tornado de intensidade fraca, conforme a reportagem da emissora informou. De acordo com o órgão, o fenômeno atingiu o município na última quarta-feira, dia 22, após às 22 horas.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Adilson Oliveira, em quatro dias, Concórdia teve 150 milímetros de chuva, uma quantidade bem acima do esperado. Esse acumulado e o vento forte, conforme ele, causaram danos em toda a região. Mas o maior destaque da ocorrência, explica o coordenador, foi a formação de uma supercelula.
– Esta supercelula atravessou a região depois das 22 horas da quarta-feira, e ela gerou 90.760 raios no município, sendo 72.852 raios entre nuvens e 17.902 que atingiram o solo. Com isso, após análises, a gerência de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina conseguiu concluir que o interior foi atingido pelo tornado de classificação fraca – comenta.
Nesta terça-feira (28), o órgão estadual divulgou um laudo completo sobre as análises feitas em relação a esta ocorrência registrada em Concórdia. O documento da Defesa Civil traz um apanhado técnico do fenômeno. O laudo pode ser visto logo abaixo.
O fato aconteceu na região que fica às margens da BR-153, deixando um cenário de destruição. Propriedades rurais, especialmente entre Linha Tiradentes e Barra Bonita. Casas e aviários ficaram destruídos. Em um Posto de combustíveis, uma bomba chegou a ser arrancada com a força do vento.