Comunidade

Lance Notícias | 02/08/2022 10:25

02/08/2022 10:25

47240 visualizações

Vale-gás: entenda o programa e quem terá direito ao auxílio

Lei que institui auxílio Gás dos Brasileiros foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. O Auxílio Gás é o programa do Governo Federal criado pela Lei nº 14.237, de (19) de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de (02) de dezembro de 2021, para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha […]

Vale-gás: entenda o programa e quem terá direito ao auxílio

Lei que institui auxílio Gás dos Brasileiros foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O Auxílio Gás é o programa do Governo Federal criado pela Lei nº 14.237, de (19) de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de (02) de dezembro de 2021, para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

O benefício do Programa Auxílio Gás será pago no limite de 1 (um) benefício por família beneficiária, em meses alternados, no valor de R$ 52,00 (cinquenta e dois reais), que representa 50% (cinquenta por cento) da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg (treze quilogramas) de gás liquefeito de petróleo (GLP).

O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.

O Lance Notícias, entrou em contato com Luciane da assistência social de Xanxerê, onde informou que o auxílio-gás deve ser pago mensal, a partir de agosto, porém ainda não tem as informações concretas.

Os beneficiários devem ter cadastro junto ao Cad Único, junto a Prefeitura municipal, onde terão que fazer o cadastro no site do Governo Federal, e após análise, é averiguado a concessão do benefício.

–  Atualmente em Xanxerê, no mês de junho foram contabilizadas 139 famílias beneficiadas. Lembrando ainda que só tem direto de receber esse benefício quem está no programa do auxílio brasil – comenta.

Como é feito o pagamento

O pagamento é feito dentro do mesmo cronograma do Auxílio Brasil, levando em conta o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do vale-gás.

O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem.

É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa, pelo telefone 111. Em caso de dúvidas o beneficiário pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Deixe seu comentário