Já dizia Aristóteles “o homem é um ser social”. Partindo deste pressuposto, afirmamos que é da natureza humana buscar relacionamentos saudáveis, afinal, estes interferem diretamente nos estados emocionais e no bem-estar de cada um. Estar em ambientes onde os relacionamentos são pautados por brigas e discussões gera desânimo e tristeza, não é mesmo?
Portanto, neste texto vamos falar da comunicação. Ela está na base dos relacionamentos saudáveis. Saber comunicar evita brigas e discussões e torna os relacionamentos leves e duradouros.
Basicamente, saber comunicar é ter habilidade de dizer ao outro o que precisa ser dito de forma assertiva.
A seguir algumas dicas de como melhorar a sua comunicação:
- Fale, não guarde seus incômodos para você. O outro não possui ”bola de cristal” e não vai adivinhar o que causa incômodo para você. Desenvolva o hábito de falar de forma assertiva.
- Não fale na hora da raiva. Na hora da raiva você não fala, você grita. Espere “esfriar a cabeça” e resolva o problema por meio do diálogo. Será mais eficaz, afinal, ninguém presta atenção em quem grita.
- Não grite, ninguém vai te ouvir gritando. Use um tom de voz suave, o outro vai prestar atenção e se importar de fato com o que você está comunicando.
- Não interprete, pergunte. Inúmeras teorias e interpretações equivocadas são responsáveis por brigas e desentendimentos. Para resolver este problema é simples, pergunte e tenha certeza que a sua interpretação está correta antes de tomar tudo o que você pensa como verdade.
Independente de com quem for o relacionamento: pai, mãe, irmão, marido, esposa ou colega de trabalho, coloque em prática estas dicas simples e perceba o quanto seus relacionamentos irão melhorar.
Fabiane Padova
Psicóloga Clínica – CRP12/16382
Redes sociais: @psic.fabianepadova
Contato (49)9 9999-9339.