Comunidade

Daiane Hein | 27/02/2023 18:27

27/02/2023 18:27

99426 visualizações

Jovem de Entre Rios terá poesias autorais publicadas em livro

Deisiana Damarat é natural de Xanxerê, mas residiu em grande parte de sua vida em Entre Rios. A estudante de jornalismo está cursando o 7° período e conta que sempre foi apaixonada por leitura pela influência de sua mãe, Rosa. – Minha mãe é a maior leitora que eu conheço e consequentemente desde que me […]

Jovem de Entre Rios terá poesias autorais publicadas em livro

Deisiana Damarat é natural de Xanxerê, mas residiu em grande parte de sua vida em Entre Rios. A estudante de jornalismo está cursando o 7° período e conta que sempre foi apaixonada por leitura pela influência de sua mãe, Rosa.

– Minha mãe é a maior leitora que eu conheço e consequentemente desde que me conheço por gente. Minha mãe sempre incentivou a leitura minha e de minha irmã, a gente leu praticamente todo o acervo da Biblioteca Municipal – conta Deisi.

Conta que desde criança era fascinada por história e adorava as aulas de Língua Portuguesa, principalmente a produção de texto e literatura, o que lhe trouxe ao jornalismo.

– Quando tinha uns 11/12 anos já tentei escrever romances, porém nunca deu certo, eu queria planejar tudo antes e afins, e comigo a escrita flui de maneira oposta – diz.

A partir de um projeto elaborado em sua escola, criado a partir das professoras Daiana de Língua Portuguesa e Cheila, de Química,  onde era incentivado a leitura e realizado recitais todo bimestre, Deisi entrou em contato com a poesia e acabou criando gosto pelo gênero literário.

–  Sempre falo que foram estas professoras que abriram as portas desse mundo para mim – relata.

No ano de 2020 Deisi mudou-se para Chapecó por conta de sua faculdade, e lá reside atualmente.

Por conta da mudança e por ser tudo novo e diferente, a estudante teve a iniciativa de começar a descrever seus sentimentos para tentar entender o que sentia.

– Quando comecei a escrever não mostrava para ninguém, mas aos poucos fui desapegando e criando coragem de mostrar mais e mais para as pessoas mais próximas, as quais sempre me diziam coisas do tipo “Quando vai lançar um livro?”, “Isso da algo”, “Eu chorei lendo isso, e nem é sobre mim”. Aí criei certa coragem e abri uma conta no Instagram para publicar alguns de meus textos e comecei a pensar na possibilidade de investir nisso – conta.

Deisi conta que enquanto navegava pelo seu Instagram, achou a editora Invicta, a qual é uma editora que projeta ajudar novos escritores a terem seus livros publicados, e foi selecionada para ter duas poesias autorais publicadas em um livro.

O livro carrega o nome “Sobre Todas as Coisas que Eu Não Digo em Voz Alta”, e trata-se de uma antologia que reúne mais de 100 autores, a maioria em ascensão, que tem como data prevista para pré-lançamento o dia 19/04.

A autora relata que um dos poemas, está intitulado como “(in)conclusões”, o qual foi escrito em 2020, onde será rápido e em estrofes, que fala sobre diálogos internos sobre a própria autora.

Enquanto o outro é em formato de crônica mais longa, intitulada como “Finalmente ou finais mentem?”, onde mescla acontecimentos reais com um quê de imaginação.

Conta que nunca ficou obcecada na ideia de ter algo publicado, que simplesmente aconteceu. E agora, espera ser surpreendida com boas oportunidades, onde consiga expandir seu trabalho neste ramo, e relata que quer muito trabalhar neste meio literário, mas sabe que é um caminho complicado.

– Só agradeço minha família por sempre acreditar nos meus sonhos mais doidos. Especialmente minha mãe por ter me ensinado a gostar de histórias, e meu pai por ouvir todas as histórias que conto para ele – finaliza.

A autora divulga seus trabalhos nas redes sociais @poesitt.

Deixe seu comentário