Comunidade

Lance Notícias | 07/03/2023 18:32

07/03/2023 18:32

90114 visualizações

Escola Iracy Tonello completa 60 anos de história em Xanxerê

A Escola iniciou as suas atividades como Escola Isolada Granja Santa Ana, em 1963, contando com 38 alunos, a referida situava-se na localidade de Invernada Grande. Em 1970 a escola contava com 112 alunos e passou a funcionar no Bairro Vista Alegre, onde está até hoje. O primeiro diretor da escola foi Iracy Tonello que […]

Escola Iracy Tonello completa 60 anos de história em Xanxerê

A Escola iniciou as suas atividades como Escola Isolada Granja Santa Ana, em 1963, contando com 38 alunos, a referida situava-se na localidade de Invernada Grande. Em 1970 a escola contava com 112 alunos e passou a funcionar no Bairro Vista Alegre, onde está até hoje.

O primeiro diretor da escola foi Iracy Tonello que faleceu tragicamente em 1979. Como forma de homenagear quem se dedicou tanto ao espaço e à educação, é que foi escolhido o nome da Escola de Educação Básica Iracy Tonello.

 

Hoje, quem está à frente dos trabalhos é a diretora Daiane Dal Bello, que, inclusive, foi aluna da escola e hoje está na direção há mais de 15 anos.

– Hoje a escola está maravilhosa, não podemos reclamar. Temos laboratório Maker, que poucas escolas de Xanxerê foram contempladas e a nossa foi uma delas, nele os alunos terão aulas de robótica, vão criar, inventar, esse ano temos professor de informática, temos uma sala com computadores novos, temos ar condicionado em todas as salas, bebedouros – diz.

 

 

São cerca de 400 alunos no local, com ensino pela manhã, tarde e noite, do sexto ano ao terceiro do ensino médio. Daiane tem uma história com a escola e conta sobre os anos que está no local.

– Eu me efetivei aqui em 2004, depois entrei como assessora de direção, depois como diretora em 2011 e estou até hoje – enfatiza.

Outro grande passo para a escola é a construção do Ginásio de Esportes. Hoje, a escola não tem esse espaço apropriado para a prática das atividades físicas. A construção começou no último ano, no entanto, está parada.

– O ginásio está com as obras paradas desde o dia 22 de dezembro. Em conversa com a secretaria foi nos repassado que o Governo não repassa o empenho e sem ele a empresa não volta a trabalhar. O prazo de entrega seria final de março, mas não vai acontecer, falta fazer todo o piso, estrutura metálica e acabamento – detalha.

O aniversário da escola foi na segunda-feira, dia 06 de março, sem recursos, a diretora usou a criatividade para marcar a data.

– Levamos os alunos e demos um abraço e uma salva de palmas, todos gostaram, foi emocionante – finaliza.

 

Deixe seu comentário