Xavantina

Lance Notícias | 09/03/2023 14:15

09/03/2023 14:15

46561 visualizações

Prefeito e vice são afastados e presidente da Câmara de Vereadores assume cargo em Xavantina

Realizada a sessão extraordinária do Legislativo xavantinense nesta quarta-feira (08), ficou definido que o presidente da Câmara de Vereadores de Xavantina, Luciano Altenhoffen (PL), assumirá nesta quinta-feira (09), o poder Executivo Municipal. A posse se deu em função da cassação do prefeito Ari Parisotto (PL) e do vice Ariel Malacarne (PT) pela Justiça Eleitoral. Ambos […]

Prefeito e vice são afastados e presidente da Câmara de Vereadores assume cargo em Xavantina

Realizada a sessão extraordinária do Legislativo xavantinense nesta quarta-feira (08), ficou definido que o presidente da Câmara de Vereadores de Xavantina, Luciano Altenhoffen (PL), assumirá nesta quinta-feira (09), o poder Executivo Municipal.

A posse se deu em função da cassação do prefeito Ari Parisotto (PL) e do vice Ariel Malacarne (PT) pela Justiça Eleitoral.

Ambos foram cassados por suposta compra de votos. A defesa recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral tentando reverter a decisão, mas o recurso ainda não foi analisado.

 

 

O que divulgou o Tribunal Eleitoral

Eleitoras e eleitores de Xavantina, localizada na microrregião do Alto Uruguai Catarinense, deverão retornar às urnas no dia 7 de maio para escolher os novos prefeito e vice do município. A data da nova eleição foi aprovada pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na sessão plenária desta terça-feira (14).

A sugestão de data foi apresentada aos demais juízes pelo presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, com base no calendário de novas eleições designado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reúne datas passíveis para realização de pleitos suplementares.

Os então candidatos eleitos prefeito e vice, Ari Parisoto e Ariel Malacarne, tiveram os diplomas cassados pela prática de captação ilícita de sufrágio (artigo 41-A da Lei nº 9.504/97), nas Eleições Municipais de 2020. Ambos foram condenados em primeiro e segundo graus pela Justiça Eleitoral. O caso foi julgado pelo Pleno do TRE-SC em 24 de novembro do ano passado.

As instruções para a realização da nova eleição ainda serão publicadas em resolução específica a ser aprovada pelo Colegiado.

Deixe seu comentário