Comunidade

Lance Notícias | 10/03/2023 16:15

10/03/2023 16:15

42487 visualizações

Liderança voluntária é tema de workshops na região oeste catarinense

Para estimular e impulsionar a atuação do Programa Empreender, o Sebrae/SC e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveram, nesta semana, workshops de coordenadores na região oeste catarinense. Denominado de “Um encontro para lideranças do Programa Empreender” a 3ª edição integrou mais de 80 pessoas, entre coordenadores de núcleos empresariais, vice-coordenadores e […]

Liderança voluntária é tema de workshops na região oeste catarinense

Para estimular e impulsionar a atuação do Programa Empreender, o Sebrae/SC e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveram, nesta semana, workshops de coordenadores na região oeste catarinense. Denominado de “Um encontro para lideranças do Programa Empreender” a 3ª edição integrou mais de 80 pessoas, entre coordenadores de núcleos empresariais, vice-coordenadores e consultores de núcleos em São Miguel do Oeste e outros 60 representantes em Xanxerê.

O Programa Empreender busca o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários nos chamados núcleos setoriais das Associações Comerciais e Industriais (ACIs) do Estado. Nesses grupos, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de profissionais vinculados às entidades empresariais. Isso resulta na melhoria da produtividade e da gestão dos negócios, facilita o trabalho colaborativo e contribui para encontrar soluções e benefícios comuns.

A programação dos dois eventos abordou o panorama do programa para 2023, a liderança voluntária como ferramenta de apoio para líderes, como aumentar o engajamento dos participantes e como expandir o número de nucleados. Também foram apresentados os editais de apoio aos núcleos como o Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Facisc e do Sebrae/SC, e proposta da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

– Esses workshops tiveram como objetivo três pilares: informações sobre a grandiosidade do programa, que engloba 600 núcleos setorais, 94 Associações Comerciais e mais de 9 mil empresas; formação do tema liderança voluntária em produtividade; e integração e network. Na oportunidade também foram realizadas visitas técnicas nas empresas Torfresma (São Miguel do Oeste) e Cachaça Refazenda (Xanxerê) – explicou o supervisor do Programa Empreender Nilmar Paul.

A coordenadora do Programa Empreender na Facisc, Mariane Bergamann, enalteceu a importância da iniciativa que representa o exercício do associativismo em sua essência.

– A partir dele é possível desenvolver a capacidade de mercado das empresas participantes e as habilidades de liderança e gestão dos empresários, além de contribuir com a formação de liderança voluntária para o ecossistema do associativismo – destacou.

Segundo ela, entre os resultados obtidos estão a aceleração de negócios, o fortalecimento e crescimentos das ACIs, a geração de fluxo de pessoas e o incremento de negócios.

– Santa Catarina é destaque na execução desse programa a nível nacional – ressaltou.

 

OPORTUNIDADES

O gestor do Programa Empreender no Sebrae/SC, Luciano Silva, explicou sobre a possibilidade de liberação de recursos para projetos voltados à produtividade, acesso a mercado e gestão das empresas nucleadas. “Praticamente disponibilizaremos R$ 2,5 milhões para investimento no desenvolvimento dos pequenos negócios neste ano. Isso é uma conquista do Programa Empreender envolvendo as empresas nucleadas. Os núcleos podem enviar os projetos até 30 de maio, que posteriormente serão analisados conforme o edital publicado do PAN. Se aprovados estarão aptos a buscar recursos com até 50% de subsídio”, reforçou.

 

NÚCLEOS

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, os núcleos setoriais são uma estratégia que organiza a demanda das necessidades das empresas, principalmente das micro e pequenas, que fazem parte das ACIs nos municípios. “Essa iniciativa é fundamental para podermos planejar as ações do Sebrae/SC nos municípios. Trabalhamos com duas estratégias básicas nas cidades: com o Programa Empreender que atende as demandas estruturas pelos pequenos negócios e a Sala do Empreendedor dentro de uma política pública de desenvolvimento. Ambas necessitam atuação de forma integrada”, comentou.

Deixe seu comentário