Casos de H1N1 e viroses tem se tornado frequente em toda a região. Nos últimos dias, em Faxinal dos Guedes, por exemplo, uma creche precisou ser fechada devido à quantidade de casos. Em Xanxerê, os casos são isolados, mas as escolas já orientam os pais para que fiquem atentos e em caso de sintomas gripais, […]
Casos de H1N1 e viroses tem se tornado frequente em toda a região. Nos últimos dias, em Faxinal dos Guedes, por exemplo, uma creche precisou ser fechada devido à quantidade de casos.
Em Xanxerê, os casos são isolados, mas as escolas já orientam os pais para que fiquem atentos e em caso de sintomas gripais, evitem mandar os filhos para a escola.
Em contato com a secretária de Educação de Xanxerê, Vera Lúcia, ela fala sobre a situação no município:
– A Secretaria Municipal de Educação não tem registrado casos pontuais ou expressivos de alunos com sintomas gripais, no entanto, os casos isolados têm sido monitorados e orientados a ficarem afastados das atividades escolares até uma melhora efetiva ou conforme atestado médico. Os alunos que apresentam autonomia para uso de máscara e a equipe escolar têm mantido está conduta em caso se sintomas. Como medida de prevenção temos higienizado e mantido orientações permanentes de manutenção dos ambientes ventilados e limpos – comenta.
Prevenção
Para prevenir a doença, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos com água e sabão e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Sintomas
Os sintomas da gripe comum, a sazonal, e a nova gripe, Influenza A (H1N1), são semelhantes, e em sua maioria, a doença manifesta-se de forma leve. A maior parte dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir).