Rafael Piccinin, de 41 anos, natural de Abelardo Luz, filho de Luis Alberto Piccinin e Arlete Luzzi Piccinin está sendo destaque no mundo esportivo, começou sua carreira como atleta, mas está se consagrando como técnico. O Lance Notícias entrou em contato o abelardense que contou um pouco mais sobre sua história. – Iniciei toda a […]
Rafael Piccinin, de 41 anos, natural de Abelardo Luz, filho de Luis Alberto Piccinin e Arlete Luzzi Piccinin está sendo destaque no mundo esportivo, começou sua carreira como atleta, mas está se consagrando como técnico.
O Lance Notícias entrou em contato o abelardense que contou um pouco mais sobre sua história.
– Iniciei toda a minha trajetória esportiva nas escolinhas de futebol do município e posteriormente ingressei nas categorias de base do São José de Porto Alegre. Segui minha carreira como atleta até 2006 quando resolvi para e seguir novos desafios – comenta.
Após essa pausa na carreira como atleta Rafael ingressou na faculdade no curso de Educação Física e logo em seguida concluiu sua pós-graduação;
Após esse momento de estudos, deu um ponta pé inicial na caminhada como integrante de comissão técnica no ano de 2013, quando em Abelardo Luz a empresa Parati (na época) iniciou o projeto BOM DE BOLA FUTEBOL CLUBE, projeto este que captava atletas nas competições escolares do Moleque Bom de bola, Guri bom de Bola e Pía bom de bola, etapas estas realizadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná respectivamente.
– Este projeto tinha como principal objetivo a formação de atletas para abastecer clubes de maiores expressões. A minha primeira função no projeto foi como treinador de goleiros. No primeiro ano do projeto já alcançamos o título catarinense na categoria sub 15 jogando contra o Avaí na Ressacada. A partir daí as oportunidades e os desafios começaram a surgir e no ano de 2015 o projeto se transferiu de Abelardo Luz para Palhoça quando houve a fusão com o Guarani de Palhoça – detalha.
Após esse período permaneceu no Guarani, de 2015 a 2022 e neste momento foi treinador principal do sub 15, 17 e 20 sendo que nos anos de 2021 e 2022 foi treinador profissional.
Já em outubro de 2022 iniciou no Barra FC na função de auxiliar técnico vindo a convite do treinador Hemerson Maria.
– Após o seu desligamento do clube eu recebi a oportunidade de conduzir a equipe nos três últimos jogos do clube na primeira fase da competição e buscar a permanência da equipe na elite do estadual e posteriormente uma vaga na série D do campeonato brasileiro de 2024 – diz.
E após toda essa longa caminhada Rafael comemora suas grandes conquistas, pois teve o privilégio de ser campeão catarinense sub 15 da séria A, campeão catarinense sub 15 da Série B, campeão da Copa SC sub 15, bicampeão dos Joguinhos abertos fase Regional, 2 x vice campeão do estadual do Joguinhos entre outras conquistas.
Além disso ele comenta que o Barra FC que deu início nos trabalhos no final de 2022 está sendo um sucesso, com grandes conquistas.
– Me sinto muito feliz em minha primeira participação como treinador na elite do estadual já conseguir contribuir para o clube atingir as metas que forma traçadas no início dos treinamentos – finaliza.