Segundo o manifesto da UNESCO a função social da biblioteca púbica é estimular, incentivar a leitura e a cultura, bem como, estreitar a relação com a comunidade, gerando conhecimento e impulsionando a cidadania. O espaço da biblioteca vai muito além da leitura em si, a biblioteca é um organismo vivo e dinâmico, um ambiente democrático […]
Segundo o manifesto da UNESCO a função social da biblioteca púbica é estimular, incentivar a leitura e a cultura, bem como, estreitar a relação com a comunidade, gerando conhecimento e impulsionando a cidadania.
O espaço da biblioteca vai muito além da leitura em si, a biblioteca é um organismo vivo e dinâmico, um ambiente democrático que tem o dever de promover o acesso a informação, o pensamento crítico, dar à luz a projetos e ações para fomentar o desenvolvimento cultural e social de uma comunidade.
Após 60 anos de existência da Biblioteca Pública Municipal de Xanxerê, o município empossou o primeiro profissional habilitado para atuar no cargo de bibliotecário.
Verônica Flores, foi nomeada como bibliotecária do município em agosto de 2022, e essa nomeação figura como uma conquista para Xanxerê, considerando a bagagem enriquecedora que Verônica traz consigo e a mudança positiva que o um profissional habilitado pode promover.
Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Verônica é natural de Porto Alegre/RS e também foi a Primeira Tenente Bibliotecária da reserva da Força Aérea Brasileira, onde atuou durante dez anos no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) Curitiba/PR, realizando a implantação do Centro de Documentação Técnica na Divisão Técnica e participou da Comissão técnica da Rede de Unidades de Informação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (REUNI).
Mas o que faz um(a) Bibliotecário(a)?
A maioria das pessoas responderia que é o responsável por organizar e emprestar os livros de uma biblioteca, porém o universo de um(a) bibliotecário(a) é amplamente superior.
A biblioteconomia é a ciência da informação, um campo de estudo interdisciplinar que geralmente lida com organização, acesso, coleta e proteção/regulação da informação, seja em formato físico ou digital.
Datada desde o surgimento da biblioteca de Alexandria, em 288 a.C. profissão do bibliotecário passou por diversas transformações até chegar em seu formato atual onde é regulamentada pelas leis n° 9.674, de 26 de junho de 1998 e pela lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962.
O profissional formado em biblioteconomia está habilitado ao planejamento e execução dos serviços bibliotecários. O bibliotecário desenvolve suas atividades para organizar, representar, disseminar e recuperar a informação (física ou digital) tendo em vista as necessidades de informação dos públicos que atende.
Diferentemente do que muitos pensam, é possível encontrar um bibliotecário não só em uma biblioteca pública, escolar ou universitária, mas também em qualquer centro de informação, bancos de imagem, agências de publicidade, escritórios de advocacia, institutos de pesquisa, emissoras de televisão, hospitais, pinacotecas, aeroportos e até mesmo na Netflix, devido ao trabalho multidisciplinar que é capaz de realizar, em diferentes contextos.
Cenário desafiador
Em oito meses à frente da Biblioteca Pública Municipal, Verônica encontra alguns desafios, como a realização da catalogação de 16 mil títulos, a indexação no Sistema Betha Bibliotecas, com o objetivo de poupar o tempo dos leitores, difundir e desenvolver o acervo para atender as necessidades de quem procura a biblioteca.
Mesmo sozinha, desempenhando todas as funções que a biblioteca exige atualmente, Verônica também realiza, com muito esforço e dedicação, contação de história para a formação e incentivo de leitores, clube do livro, clube do xadrez, saraus literários, oficinas de artes, oferta atividades/serviços diversos para não resumir se ao empréstimo domiciliar de livros e assim aproximar biblioteca e comunidade.
– Hoje, em Xanxerê, trabalho em um formato que chamo de Biblioterapia, converso com o leitor que vem até a biblioteca, tento entender sua necessidade, o que está passando ou precisando nessa fase da vida e então, indico o livro ou material que pode melhor lhe ajudar – comenta.
Para Verônica, a Biblioteca Pública tem o papel de fomentar e oportunizar a comunidade a produção de conhecimento.
– No cenário em que vivemos, com tecnologias tão avançadas e a fácil inclusão de informações no meio digital, é essencial que haja um profissional bibliotecário que as filtre, trazendo somente o que é mais relevante e confiável – detalha.
Diante de um universo plural e desafiador como este, nada traduz tão bem essa amplitude quanto o juramento da biblioteconomia descrito na resolução n.º 6, de 13 de julho de 1966, do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
“Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de Bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana”.
Neste contexto, Verônica reforça o convite para os munícipes visitar, conhecer e desfrutar do espaço acolhedor da biblioteca que está localizado na travessa João Wincler, Centro e está aberto de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min 13h às 17h para todos os públicos.
Lembrando que a leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos são amplificados.