Nos últimos meses os casos de Dengue aumentaram consideravelmente em todo o estado. Em Xanxerê, o grupo de profissionais da saúde atua diretamente para dar andamento nas fiscalizações, bem como na proteção para evitar novos focos e também base para o combate. Além disso, os casos de dengue estão preocupando as autoridades de todos os […]
Nos últimos meses os casos de Dengue aumentaram consideravelmente em todo o estado. Em Xanxerê, o grupo de profissionais da saúde atua diretamente para dar andamento nas fiscalizações, bem como na proteção para evitar novos focos e também base para o combate.
Além disso, os casos de dengue estão preocupando as autoridades de todos os municípios do Estado, em Xanxerê os casos são mais preocupantes ainda devido a Dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do próprio município.
Além disso, no relatório disponibilizado na quinta-feira (04), o município de Xanxerê contabilizou cerca de 20 casos de dengue, sendo nove importados e 11 autóctones.
A Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada.
Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Em caso da presença dos sintomas, órgãos de saúde orientam para que sejam procurados, para realizar exames e se necessário inicio de tratamento e acompanhamento.