Na última semana a saúde foi alertada para um óbito que ocorreu em Abelardo Luz, um menino de 11 acabou morrendo no município por Meningite Bacteriana (streptococcus pneumoniae). Por meio de vídeo postado nas redes sociais, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde está tomando medidas necessárias de prevenção e monitoramento de pessoas […]
Na última semana a saúde foi alertada para um óbito que ocorreu em Abelardo Luz, um menino de 11 acabou morrendo no município por Meningite Bacteriana (streptococcus pneumoniae).
Por meio de vídeo postado nas redes sociais, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde está tomando medidas necessárias de prevenção e monitoramento de pessoas que estiveram presente com o menino.
Durante a semana a enfermeira do setor de Epidemiologia, Rosane Ribeiro, pronunciou-se sobre o caso.
Em vídeo Rosane afirmou que a criança apresentou sinais da doença, estava internada em Abelardo Luz desde a última quarta-feira (10), posteriormente foi transferida para Xanxerê e após foi transferida para Joinville aonde veio a falecer.
Segundo a enfermagem está sendo realizado todo o acompanhamento com a família e também na escola.
Até o momento não há nenhuma suspeita de novos casos.
O que é a Meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave, o risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Confira o vídeo completo: