Os desafios diários fazem parte da rotina dos empresários, todavia, algumas atitudes podem travar completamente o crescimento do negócio. Por isso, não é incomum encontrar empreendedores e gestores reclamando que a empresa não cresce, mesmo diante de muito esforço e a oferta de bons produtos. Se a empresa não cresce é porque alguma fase simplesmente […]
Os desafios diários fazem parte da rotina dos empresários, todavia, algumas atitudes podem travar completamente o crescimento do negócio. Por isso, não é incomum encontrar empreendedores e gestores reclamando que a empresa não cresce, mesmo diante de muito esforço e a oferta de bons produtos.
Se a empresa não cresce é porque alguma fase simplesmente foi ignorada. Contudo, é importante lembrar que esse processo necessita de muita dedicação e tempo, nada acontece do dia para a noite.
Então, o que impede uma empresa de crescer? Veja alguns motivos:
- Falta de planejamento:
Muitos empresários começaram a trabalhar sem planejamento, isso é muito comum no Brasil. Ocorre que a empresa não cresce por falta de metas claras, pois o plano de negócios funciona como um ” norte” para o negócio.
- Falta de organização financeira:
O controle financeiro de uma empresa é essencial, por isso, esse departamento precisa de investimentos em um bom sistema tecnológico para que o gestor tenha em mãos relatórios fiéis sobre a situação do negócio.
- Falta de engajamento por parte da equipe:
Uma empresa não cresce se ela não valoriza o capital humano, e preciso entender que os colaboradores são a alma do negócio. Afinal, são eles que atuam frente ao cliente.
- Falta de conexão com o público:
O principal objetivo de uma empresa é resolver o problema de alguém, é para isso que elas existem. Diante disso, é essencial que a companhia saiba quem ela quer ajudar com seus produtos ou serviços.
- Falta de algo novo que o diferencie da concorrência:
Em um cenário cada vez mais competitivo, a empresa não cresce sem ter algo diferente para oferecer aos clientes. É fundamental pensar em alguma estratégia que a torne única no mercado.
- Falta de acompanhar o avanço pós-moderno:
Embora a tecnologia esteja batendo na porta, muitas empresas ainda permanecem na inércia. Isso porque os gestores relutam em acompanhar os avanços, acreditando que podem continuar ganhando dinheiro dessa forma.
- Falta de foco:
A empresa não cresce quando a solução é substituir boas ferramentas de trabalho pelas mais baratas, só pensando no lucro. Ou então, não faz nenhum trabalho de marketing para não gastar dinheiro. Dessa forma, se torna desgastante e pouco produtivo.
Agora que tens as ferramentas, o produto, e as dicas à cima, é só colocar a “mão na massa”, e… Bora Trabalhar!