Larissa Damian Trevisan, Xanxerense, jornalista, que atuou por muitos anos em veículos de comunicação em Xanxerê. Mulher que sempre teve o sonho de ter uma família com filhos. No entanto, depois de alguns tratamentos por causa da Síndrome dos Ovários Policísticos, conseguiu engravidar de gêmeos. Decidiu abandonar a carreira profissional, ficar um tempo em casa […]
Larissa Damian Trevisan, Xanxerense, jornalista, que atuou por muitos anos em veículos de comunicação em Xanxerê. Mulher que sempre teve o sonho de ter uma família com filhos. No entanto, depois de alguns tratamentos por causa da Síndrome dos Ovários Policísticos, conseguiu engravidar de gêmeos. Decidiu abandonar a carreira profissional, ficar um tempo em casa cuidando dos meus meninos, Arthur e Benício. Depois de passar por muitas noites em claro pelas crises de dores abdominais das crianças, descobriu que eles tinham Doença Celíaca.
A Doença Celíaca é uma doença autoimune que altera as vilosidades intestinais quando entra em contato com o glúten, uma proteína que é encontrada no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Com essa alteração das vilosidades, muitos podem ser os sintomas, mas os tradicionais são dores abdominais, diarreia ou constipação, problemas no crescimento, além de outras doenças autoimunes.
— A partir da descoberta da DC nos meninos, nós retiramos todo o glúten da nossa casa e da nossa alimentação e os sintomas todos foram resolvidos. Ao passar do tempo, comecei a perceber a necessidade que as pessoas com restrições alimentares têm em encontrar produtos seguros e de qualidade, e comecei a estudar mais sobre restrições, alergias e produções culinárias — enfatiza.
Depois de aprender sobre o que é contaminação cruzada, sabendo que celíacos não podem se alimentar de produtos que são produzidos em cozinhas que também produzem opções com glúten, depois de conhecer sobre a segurança dos produtos laudados isentos de glúten e, também de conhecer a necessidade de pessoas alérgicas a proteína do leite em encontrar produtos seguros, Larissa criou a “LaEmília Cozinha Funcional”, e começou a produção de alimentos totalmente isentos de glúten, leite e contaminação cruzada, além de opções sem ovos, funcionais e lowcarb. Assim, é possível atender quem tem restrições alimentares e quem opta por uma alimentação mais saudável em busca de qualidade de vida.
— Nós trabalhamos com produtos de panificação e confeitaria sem glúten e sem leite, com linha de pães, salgados, doces e opções de festas como bolos recheados e docinhos. Com muito amor em todas as produções, estou sempre buscando cada vez mais qualidade nos nossos produtos, fazendo atualizações e cursos que possam agregar ainda mais sabor, nutrientes e beleza no cardápio — relata.
Sobre o prazer de cozinhar, e se um dia pensava em seguir essa profissão, Larissa comenta:
— Eu sempre gostei muito de cozinhar, aprendi isso com minha mãe que sempre me incentivou a saber fazer bolos, sobremesas e refeições em casa, mas em nenhum momento imaginei que poderia, um dia, trabalhar nesse ramo. No mundo sem glúten, fui me descobrindo aos poucos com os cursos que faço. É um processo constante de aprendizado que nunca para — comenta.
A “LaEmília Cozinha Funcional”, atende toda região de Xanxerê, Xaxim, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Bom Jesus e outros municípios conforme a necessidade. Seus produtos também não contêm conservantes, são artesanais, então não tem validade de prateleira como encontra-se nos industrializados. Porém, tem a grande vantagem de serem ainda mais saudáveis por não conter aditivos químicos.
— Meu maior sonho é poder ver as pessoas com restrições e alergias alimentares incluídas, acolhidas e compreendidas. Apesar de as doenças relacionadas à alimentação estarem, aos poucos, sendo mais divulgadas, não é difícil encontrar no caminho pessoas que não entendem, que insistem que “um pouquinho não vai fazer mal”. Meu sonho é poder disponibilizar AMOR em forma de comida, que abraça, que acolher e que deixa o coração aquecido — explica.
Você pode conferir essas, e outras delícias do “LaEmília Cozinha Funcional”, entrando no Instagram: https://www.instagram.com/laemiliacozinhafuncional/