Os cursos serão divididos em áreas de conhecimento, baseados no Currículo Base do Território Catarinense (CTBC). O recesso dos mais de 520 mil estudantes da rede estadual começa na segunda-feira, 17, e as aulas retornam no dia 31 de julho. A abertura da formação terá a participação do Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, […]
Os cursos serão divididos em áreas de conhecimento, baseados no Currículo Base do Território Catarinense (CTBC). O recesso dos mais de 520 mil estudantes da rede estadual começa na segunda-feira, 17, e as aulas retornam no dia 31 de julho.
A abertura da formação terá a participação do Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e da Secretária Adjunta, Patrícia Lueders, que farão a acolhida dos servidores e passarão os encaminhamentos gerais. A programação conta ainda com uma palestra sobre organização e planejamento escolar, além de outros temas, e serão ministradas por servidores da Secretaria.
“A formação dos profissionais da educação é essencial para a qualidade de ensino nas escolas. Os temas foram escolhidos a partir do diagnóstico que realizamos durante visitas às escolas e por meio da escuta ativa dos profissionais”, explica Lueders.
O primeiro dia de formação também conta com uma palestra de Laine Valgas sobre a comunicação e resolução de conflitos no ambiente escolar. A formação está dividida por áreas, incluindo ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática. As mesas serão simultâneas e cada docente participa de acordo com suas áreas de atuação nas unidades escolares.
Além dos dois dias de formação, os gestores das escolas e professores terão um dia reservado para o diagnóstico e planejamento do processo de ensino – aprendizagem, de acordo com a realidade de cada unidade escolar.