A partir de agora as agentes da Saúde poderão aperfeiçoar os atendimentos residências em Abelardo Luz, realizar aferição de pressão, glicemia, repassar orientações e outros procedimentos básicos que antes só poderiam ser feitos nas unidades de saúde. Isso só é possível porque os profissionais receberam capacitação técnica em parceria com a Universidade Federal do Rio […]
A partir de agora as agentes da Saúde poderão aperfeiçoar os atendimentos residências em Abelardo Luz, realizar aferição de pressão, glicemia, repassar orientações e outros procedimentos básicos que antes só poderiam ser feitos nas unidades de saúde. Isso só é possível porque os profissionais receberam capacitação técnica em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS
Na noite de ontem (15), a Secretaria de Saúde realizou cerimônia e conclusão do curso para as 16 agentes que participaram da capacitação.
— Para prestar um serviço de saúde de qualidade é preciso ter profissionais capacitados no setor, e essa formação busca aperfeiçoar conhecimentos e agregar positivamente no atendimento à população. Parabenizo as agentes que se dedicaram a esta formação e que agora poderão realizar um trabalho ainda melhor — ressalta a secretária de Saúde, Marivane da Cunha.
O prefeito Nerci Santin, que participou da cerimônia, parabenizou o setor de Saúde pela iniciativa e destacou os avanços conquistados em Abelardo Luz no atendimento primário à população.
— Quando assumimos a atual Gestão nosso município estava na posição 171 entre todas as cidades catarinenses em atenção primária, hoje estamos entre as 40 melhores e isso é resultado do trabalho que está sendo feito aqui. Agora, com nossas profissionais capacitadas, tenho certeza de que iremos colher bons frutos e melhorar ainda mais o cuidado com a nossa gente — frisa.
Em 2022 o prefeito Santin autorizou o reajuste dos salários bases dos agentes de saúde e de combate às endemias, aumentando em mais de 50% a remuneração da categoria, em conformidade com a Emenda Constitucional n°120 do mesmo ano, passando para R$ 2.424,00 (dois mil, quatrocentos e vinte e quatro reais).
Participaram da cerimônia também o presidente da Câmara de Vereadores, Otílio da Camara, o chefe de Gabinete, Adelmisso Garaciolli, o secretário de Administração, Aléssio Valandro, servidores da Saúde e familiares das agentes formadas.