Saúde

Lance Notícias | 06/09/2023 14:00

06/09/2023 14:00

60623 visualizações

Hospital Regional São Paulo de Xanxerê inicia setembro com doação de sangue e solidariedade

Na última semana o Hospital Regional São Paulo (HRSP) deu mais um passo na missão contínua de salvar vidas. Sob a Coordenação da Agência Transfusional, um grupo de pessoas saiu de Xanxerê e seguiu de ônibus até o Hemosc, em Chapecó. A ação para doação de sangue, que ocorre periodicamente, contou com a participação de […]

Hospital Regional São Paulo de Xanxerê inicia setembro com doação de sangue e solidariedade (Foto: Imprensa HRSP)

Na última semana o Hospital Regional São Paulo (HRSP) deu mais um passo na missão contínua de salvar vidas. Sob a Coordenação da Agência Transfusional, um grupo de pessoas saiu de Xanxerê e seguiu de ônibus até o Hemosc, em Chapecó. A ação para doação de sangue, que ocorre periodicamente, contou com a participação de doadores habituais e novos voluntários que preencheram os pré-requisitos necessários para contribuir.

Ao retornar para Xanxerê, o grupo de doadores foi recebido em frente ao hospital com muito carinho por integrantes do Grupo de Humanização e colaboradores do HRSP. O reconhecimento emocionou os envolvidos e reforçou o valor da solidariedade.

A Farmacêutica-Bioquímica e Coordenadora do Laboratório e Agência Transfusional HRSP, Karize Toldo Bufon explica que a ação ocorre a cada três meses e objetiva repor os estoques de hemocomponentes do Hemosc.

Atualmente, o HRSP tem um consumo aproximado de 520 bolsas de hemocomponentes por mês. Essas bolsas são utilizadas diariamente, seja para rotina ambulatorial, casos de urgência e emergência e, também, nos procedimentos de alta complexidade.

O HRSP tem como intuito promover regularmente ações de doação de sangue, em parceria com a comunidade. O hospital oferece transporte gratuito até o Hemosc, em Chapecó, facilitando o acesso dos doadores.

(Foto: Imprensa HRSP)

Agradecimento especial

Doar sangue é um ato de amor, generosidade, solidariedade. A partir das informações da imprensa da instituição filantrópica, o paciente Luan Lucas Volpini, de 34 anos e a esposa Sônia, sabem bem disso. O casal é de Anchienta, no extremo Oeste catarinense. Luan está internado no Hospital Regional São Paulo (HRSP), passou por um procedimento de cardiologia e recebeu várias bolsas de sangue.

Junto com a esposa, Sônia, que é doadora de sangue há mais de 20 anos, Luan agradece o gesto de empatia de quem é doador e comenta que as pessoas sigam com ato voluntário.

Sônia, também, incentiva que mais pessoas contribuam:

— Peço que todas as pessoas acima de 18 anos, que estejam com a saúde em dia, se dirijam até o Hemosc em Chapecó para doar sangue e assim distribuir para os hospitais que precisam — incentiva.

Deixe seu comentário