O projeto Colheita Feliz, desenvolvido pelo Rotaract, tem como principal objetivo inspirar nas crianças o cuidado com o meio ambiente. Busca conscientizá-las sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da adoção de hábitos alimentares saudáveis por meio da criação de uma horta escolar. As metas deste projeto incluem: Educar as crianças sobre a […]
O projeto Colheita Feliz, desenvolvido pelo Rotaract, tem como principal objetivo inspirar nas crianças o cuidado com o meio ambiente. Busca conscientizá-las sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da adoção de hábitos alimentares saudáveis por meio da criação de uma horta escolar. As metas deste projeto incluem:
- Educar as crianças sobre a relevância do cultivo de alimentos orgânicos e nutritivos.
- Estimular o consumo de alimentos frescos e saudáveis.
- Fomentar a curiosidade e a criatividade das crianças.
- Desenvolver habilidades motoras e trabalho em equipe.
- Contribuir para a conservação do meio ambiente.
A abordagem do projeto envolve o engajamento das crianças em todas as etapas, desde o plantio e cuidado da horta até o manuseio dos alimentos destinados à merenda escolar. Funcionando com a seguinte metodologia:
- Sensibilização e mobilização: Realiza-se uma atividade introdutória para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e da alimentação saudável. Elas são encorajadas a participar na criação da horta e assumir o compromisso de cuidar das plantas.
- Planejamento e preparação: Envolve uma reunião com responsáveis pelos alunos e a equipe pedagógica para elaborar o projeto, planejando detalhes como localização, tipos de cultivo, ferramentas e materiais necessários.
- Preparação do solo e plantio: As crianças aprendem a preparar o solo e plantar as sementes, com um mutirão para essa tarefa. A horta é dividida em partes e grupos de crianças assumem responsabilidade por cada área.
- Cuidados com a horta: As crianças aprendem a cuidar das plantas, seguindo um calendário de manutenção que inclui rega, adubação, limpeza e controle de pragas. Cada grupo é responsável por uma seção da horta.
- Colheita e degustação: Após meses de cuidados, as crianças colhem os alimentos cultivados na horta. Em seguida, é realizada uma atividade de degustação, preparando os alimentos de forma saudável e nutritiva para serem apreciados pelos alunos e equipe escolar.
- Avaliação: O projeto é avaliado para analisar resultados e identificar desafios enfrentados. Registros fotográficos e/ou vídeos são feitos para compartilhamento com a comunidade escolar.
O projeto Colheita Feliz contou com parcerias valiosas, como a Escola Pequeno Trabalhador, a empresa Verde Vittal (responsável pela doação de mudas e adubo), a professora Rita de Cassia Bortoluzzi (que ensinou às crianças os cuidados com as plantas), além do apoio dos rotaractianos e familiares, que auxiliaram na montagem da estrutura da horta e no plantio. Também vale destacar que o projeto foi campeão de um subsídio do Distrito 4740 no ano passado, o que permitiu receber recursos financeiros para desenvolver suas atividades. Vale salientar que o projeto está aberto a novas parcerias e colaborações para expandir sua influência e impacto.