Uma data comemorada para duas profissões necessárias, em 13 de outubro o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é a celebrado as profissões que atuam na cura e resgate do paciente. A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo da prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de […]
Uma data comemorada para duas profissões necessárias, em 13 de outubro o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é a celebrado as profissões que atuam na cura e resgate do paciente.
A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo da prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas.
Graduados, os profissionais da fisioterapia podem atuar com fisioterapia clínica, saúde coletiva, educação e outras. Possuindo uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde.
Entre os importantes papeis desempenhados por esse profissional, podem realizar terapia com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, atuando com a melhoria de problemas musculares e de coluna.
Nesta mesma data, o Terapeuta Ocupacional é a área da saúde que estuda a prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente.
Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar essas tarefas, garantindo assim seu conforto e independência.
Importantes para à promoção da saúde, as duas profissões proporcionam bem-estar diário e recuperação da saúde física e mental do paciente.
(Ministério da Saúde, 2023).